CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Por que 94% dos líderes se recusam a contratar jovens da Geração Z?

ONG empodera Geração Z para o mercado de trabalho gratuitamente

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico, a Geração Z enfrenta desafios únicos ao ingressar no mercado de trabalho. Uma pesquisa recente revela que 40% dos líderes empresariais consideram os recém-formados da Geração Z inadequadamente preparados para encarar essa jornada, chegando até mesmo a evitar a contratação deles. O questionamento persiste: como preparar essa geração para o mercado e possibilitar que eles surpreendam os líderes? É nesse contexto que o CEAP — Centro Educacional Assistencial Profissionalizante emerge como uma solução que redefine essa trajetória no Brasil.

Líderes relutam em integrar Geração Z no ambiente de trabalho

Esta geração, nascida entre 1997 e 2012, enfrenta uma tarefa árdua para corresponder às expectativas do mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa realizada com profissionais em posição de liderança, 7 a cada 10 líderes acreditam que os recém-formados da Geração Z carecem das habilidades éticas necessárias para prosperar no ambiente profissional. Surpreendentemente, 94% desse subgrupo afirmam que até evitariam contratá-los.

A pesquisa foi realizada pela Intelligent e focou nas turmas de graduação dos anos de 2020 a 2023, compreendendo os jovens que compartilham suas vivências com a ascensão da tecnologia e os desafios socioeconômicos do século 21. Essa opinião crítica foi extraída de indivíduos entre 30 e 60 anos, ocupando posições de destaque, como executivos C-Level, gerentes de RH, diretores, presidentes e sócios de empresas com mais de 10 colaboradores e uma renda média familiar mensal de 6 mil dólares.

No entanto, as razões por trás dessa percepção preocupante são diversas. Líderes apontam deficiências inclusive na habilidade de comunicação desses jovens. Quando questionados sobre esses comportamentos, 62% dos empresários apontaram a cultura moderna como responsável, enquanto 48% mencionaram os impactos da pandemia de COVID-19. Uma interrupção notável na formação acadêmica dessa geração, causada pelo ensino à distância, levou a uma falta de oportunidades para o crescimento interpessoal e confiança que normalmente ocorrem nas interações em família e na sala de aula.

Enquanto os líderes avaliam essa geração com ceticismo, os próprios membros da Geração Z enfrentam seus medos sobre o futuro. Um estudo realizado pela Pew Research Center em 2017 descobriu que 72% dos jovens estão preocupados com a possibilidade de a inteligência artificial (IA) tirar seus empregos. O estudo também descobriu que 67% dos jovens acreditam que a IA terá um impacto negativo em suas vidas.

CEAP prepara jovens para o futuro

ONG empodera Geração Z para o mercado de trabalho gratuitamente

Em meio a um cenário repleto de desafios, destaca-se o CEAP — Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, que emerge como uma força motriz significativa. Com uma trajetória que se estende por mais de três décadas, o CEAP tem desempenhado um papel crucial ao oferecer cursos de qualificação profissional de forma gratuita para diversas faixas etárias.

Para os jovens entre 10 e 14 anos, o CEAP disponibiliza cursos como Robótica Básica, Robótica e Automação, Informática Básica, Informática Aplicada, além de Criatividade e Inovação, alicerçando suas habilidades desde cedo. Ao mesmo tempo, para aqueles com idades entre 15 e 18 anos, a instituição oferece cursos técnicos abrangendo áreas como Informática com ênfase em programação, Administração de Empresas, Redes de Computadores e Produção Audiovisual, garantindo uma preparação completa e adaptada às demandas contemporâneas.

Com uma metodologia que alcança a aprovação de 92% das famílias e eleita por quatro anos seguidos uma das melhores ONGs de Educação do Brasil, a instituição não apenas prioriza a formação técnica, mas também cultiva valores éticos e promove programas que conectam os alunos ao mundo corporativo. Além de focar no desenvolvimento técnico, o CEAP também desenvolve o protagonismo dos jovens, buscando capacitá-los para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e futuro ambiente de trabalho. Com mais de 9000 jovens impactados até hoje, demonstra uma abordagem que vai além do currículo convencional.

ONG empodera Geração Z para o mercado de trabalho gratuitamente

Recentemente, o CEAP conquistou ainda mais notoriedade por suas realizações, como o prestigioso reconhecimento da Cisco como um parceiro vital nos últimos 20 anos, o destaque por sua prática de responsabilidade social no principal congresso de gestão educacional do país e a implementação de um fundo patrimonial para garantir o futuro da educação dos jovens da periferia. A instalação de painéis solares da Canadian Solar exemplifica o compromisso da instituição com a sustentabilidade e incentiva outras organizações a adotarem medidas semelhantes.

A situação desafiadora que a Geração Z enfrenta no mercado de trabalho encontra resposta no CEAP, uma instituição que não apenas fornece habilidades técnicas, mas também molda cidadãos conscientes, prontos para enfrentar os desafios do mundo atual. Seu impacto significativo ilustra que, mesmo em tempos de incerteza, há soluções viáveis para empoderar as futuras gerações, preparando-as para surpreender os líderes e construir um futuro digno de prosperidade e sucesso.