CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

PNGE: CEAP tem prática de Responsabilidade Social reconhecida no maior congresso de gestão educacional do País

A Formação Humana e Tecnológica do CEAP recebeu o reconhecimento de bronze na categoria Responsabilidade Social do Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) durante o GEduc, o maior congresso de gestão educacional do Brasil, na última semana de março (29).

O Centro Educacional Assistencial Profissionalizante possui um aspecto fundamental para o desenvolvimento dos alunos e prepará-los para os desafios do mundo atual, que é cada vez mais tecnológico e globalizado. O CEAP recompensa a comunidade através de seu comprometimento com a qualidade do ensino e com a formação integral para jovens altamente vulneráveis terem um excelente ingresso no mercado de trabalho, ao priorizar tanto o desenvolvimento ético quanto o aprimoramento de conhecimentos técnicos em sua gestão escolar.

PNGE: CEAP tem Responsabilidade Social reconhecida no maior congresso de gestão educacional do país

PNGE e GEduc 2023

O diretor pedagógico e de formação do CEAP, Paulo Henrique Neiva, representou a instituição durante o evento. O mesmo, esteve ao lado de profissionais durante o evento para discutir as oportunidades e dificuldades do setor, com um programa centrado no futuro da educação, incluindo palestras e discussões sobre temas como tecnologia, inclusão e sustentabilidade. O congresso também proporcionou oportunidades de networking e compartilhamento de conhecimento entre profissionais e estudantes interessados em manter-se atualizados e conectados com as tendências educacionais.

Correalizado por seis entidades, Humus, Abrafi, ANEC, Abmes, Anaccu e FENEP, o objetivo do congresso é abordar o futuro da educação e oferecer respostas aos problemas apresentados de forma unânime, considerando as constantes mudanças do mundo. Desta forma, os educadores representantes de suas instituições provam que a educação é crucial para o crescimento das pessoas e da sociedade como um todo, e que precisam se adaptar às demandas das tecnologias emergentes, mudando as normas sociais e ambientais.

PNGE: CEAP tem Responsabilidade Social reconhecida no maior congresso de gestão educacional do país

O uso da tecnologia dentro das instituições de ensino foi um dos principais temas de debate nesta última edição. Afinal, a educação está se tornando mais acessível e personalizada à medida que as ferramentas digitais se tornam mais amplamente disponíveis.

CEAP e a Responsabilidade Social

Na atualidade, a formação dos jovens está cada vez mais ameaçada devido ao cenário educacional. A pandemia afetou fortemente o Brasil, levando a uma queda de 9,7% na economia do país em 2020. Como resultado, houve perda de empregos e aumento da pobreza, tornando mais difícil para os jovens terem acesso a uma educação adequada. Afinal, isso impacta diretamente a estrutura familiar dos alunos. Tanto que muitos foram forçados a abandonar a escola ou a universidade, agravando ainda mais as desigualdades já existentes.

Para combater essa lacuna, instituições de ensino como o CEAP estão empenhadas em fornecer educação de qualidade para jovens em situação de alta vulnerabilidade social. Desde 1985, a metodologia de ensino do centro educacional busca maximizar o desenvolvimento do jovem por meio do acompanhamento personalizado. Os professores e colaboradores tratam cada aluno como um indivíduo único, reconhecendo seu potencial para mudar sua realidade por meio do estudo e do trabalho.

Dessa forma, a instituição incentiva os jovens a perseguirem seus objetivos dentro e fora da sala de aula, por meio de dinâmicas específicas para cada curso, seja técnico ou profissionalizante. Isso os torna protagonistas de suas próprias histórias e lhes dá voz ativa para mudar as preocupantes estatísticas educacionais do Brasil.

Você pode participar dessa mudança. Clique no botão abaixo e apoie nossa missão através de uma contribuição.