Notice: Uninitialized string offset: 0 in /var/www/html/wp-content/plugins/seo-by-rank-math/vendor/mythemeshop/wordpress-helpers/src/helpers/class-str.php on line 235

CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Não fique parado! Trabalhe suas Soft Skills

Não fique parado! Trabalhe suas Soft Kills

O que são soft skills? O termo pode ser definido como habilidades interpessoais. Resumindo, são habilidades comportamentais que influenciam diretamente no relacionamento de pessoas. Por isso o desenvolvimento delas são importantes para a atualidade. Afinal, estamos seguindo para um futuro tecnológico, no qual se torna cada vez mais necessário o lado emocional, pois as máquinas não podem executá-los com maestria. Deste modo, elas se tornam um ponto de diferencial no desenvolvimento de qualquer profissional.

Uma das características mais marcantes das soft skills é a sua abrangência. Há várias classificações, como liderança e resiliência, por exemplo. Podemos perceber que elas são determinantes não apenas para conquistar o emprego dos sonhos, mas são também essenciais para uma carreira de sucesso.

Como o CEAP trabalha as soft skills em seus jovens?

Não fique parado! Trabalhe suas Soft Kills

Antes de mais nada, em 2022 o ManpowerGroup levantou uma pesquisa sobre a mão de obra qualificada no Brasil, cujo qual aponta que 81% dos profissionais não são qualificados — a média global é de 75%.

As falhas crônicas no ensino brasileiro sempre assumiram a liderança legítima da emergência nacional. A espinha dorsal de qualquer pátria, o seu povo, não pode ser sustentada sem educação. Assim, a cada ano que se passa fica mais difícil preencher vagas que exigem preparo e formação. Por outro lado, para suprir a carência de jovens qualificados, o CEAP ganhou mais visibilidade, pois o projeto contornou essa adversidade.

Além da abordagem de ensino em seus cursos, que fomenta o lado técnico de seus assistidos, há uma formação única que ocorre por meio de conversas mensais entre professores e alunos, seu nome é preceptoria. Com essas duas peças vitais, o CEAP melhora o desenvolvimento acadêmico e pessoal de seus jovens. Ainda mais, a instituição ajuda cada um deles a ampliar sua formação dentro e fora da sala de aula. Em outras palavras, a ONG prepara-os para o mercado de trabalho.

Assim, desde 1985, a organização vem difundindo sua abordagem personalizada para jovens em situações altamente desfavorecidas na sociedade. Mais de 8.000 jovens já foram instruídos, e cerca de 70% deles obtiveram o primeiro emprego em até 3 meses após a conclusão de seus devidos cursos.

Como ela se adequa ao local de trabalho

A sociedade está em um cenário marcado pela transformação das relações de trabalho. E há várias mudanças no perfil dos jovens em relação a gerações passadas, porém uma coisa continua a mesma. As soft skills estão ganhando cada vez mais força.

Elas alcançaram uma extrema relevância nos empregos nos últimos anos. Isso porque além de abrir mais resultados para o negócio, também passaram a criar um ambiente de trabalho mais saudável e rendoso, que melhorou as relações interpessoais.

Não fique parado! Trabalhe suas Soft Kills

Organização é o princípio de tudo, mantê-la significa competência.

~ Alfredo Valente Júnior

As soft skills estão intimamente ligadas ao modo de entrada no mundo do trabalho e ao desenvolvimento de carreira. Elas são úteis a partir do momento em que se está redigindo um currículo, passando por uma entrevista e, por fim, no desempenho dentro do serviço, seja ele qual for. O repertório de soft skills é bem vasto, dessa maneira, é pouco provável conseguir desenvolver e manifestar domínio acerca de todas elas. Logo, selecione aquelas que acredita que têm maior relação com a área escolhida e procure trabalhá-las!