CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP e FIAP lançam hackathon desafiador para alunos

Na última quinta-feira (23), o CEAP — Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, em parceria com a FIAP — Faculdade de Informática e Administração Paulista, lançou o Hackathon para os jovens do segundo semestre dos cursos técnicos.

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e criterioso, a tecnologia tornou-se algo obrigatório dentre as empresas, por isso a FIAP, centro de excelência em tecnologia, juntou-se ao CEAP na iniciativa de propor um desafio aos jovens da instituição: o hackathon.

O QUE É HACKATHON?

A palavra “hackathon” é uma combinação dos termos “hack” (programar) e “marathon” (maratona). Tratam-se de eventos que reúnem programadores, designers e diversos profissionais ligados à tecnologia, que podem durar de um dia até uma semana e, em geral, tornam-se um ambiente perfeito para o desenvolvimento de inovação, criatividade e resolução de problemas.

HACKATHON CEAP E FIAP

A ideia deste Hackathon é potencializar as habilidades técnicas dos atendidos para terem um repertório ainda mais qualificado, a fim de se capacitarem para o mercado de trabalho.
Os jovens formarão grupos de 3 a 5 integrantes, com foco na solução de problemas através das tecnologias emergentes, tendo como princípio as ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), sendo eles:

  • (1) Erradicação da pobreza
  • (4) Educação de qualidade
  • (8) Trabalho decente e crescimento econômico
  • (9) Indústria, inovação e infraestrutura
  • (10) Redução das desigualdades
  • (17) Parcerias e meios de implementação

PARCERIA CEAP E FIAP

Além disso, é importante ressaltar que esta parceria teve início em 2020. No decorrer desse período, a FIAP desempenhou um papel excepcional: abrir portas para os antigos alunos do CEAP começarem sua jornada acadêmica no ensino superior. Uma notável demonstração dessa colaboração foi a concessão de bolsas de estudo aos jovens do CEAP, uma iniciativa que não só consolida esse laço, mas também proporciona oportunidades para os atendidos. Deste modo, no mesmo ano, a universidade demonstrou seu compromisso ao apoiar eventos como a FeCEAP e a Feira de Profissões, que dão a oportunidade para jovens de alta vulnerabilidade social desenvolverem soluções tecnológicas e inovadoras para a comunidade em que habitam.

Jovens do ensino médio são instigados a mostrarem todo o seu talento e conhecimento em um Hackathon promovido por CEAP e FIAP.

“A parceria CEAP e FIAP já vem de alguns anos, é o match perfeito. Já era um sonho antigo (a realização de um hackathon), e a FIAP nos ajuda muito com sua experiência, tornando possível esta ideia, eu mesmo estou aprendendo muito”.

~ Paulo Henrique, coordenador de Inovação do CEAP.

Pode-se concluir que esta é a oportunidade perfeita para os jovens potencializarem ainda mais suas habilidades técnicas e se prepararem para o futuro do mercado de trabalho, e com a FIAP fornecendo o apoio central, eles terão ainda mais suporte para isso. O CEAP agradece imensamente a FIAP pelo apoio e parceria, este é apenas um de vários projetos que estão por vir.