CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

ESG: O que é isso e como o CEAP colabora com a sustentabilidade

O que é ESG?

O ESG (Environmental, Social, Governance) vem revolucionando o mercado empresarial nos últimos anos. A sigla significa: “Ambiental, Social e Governança”, em livre tradução para o português.

O conceito surgiu em 2004, através de uma parceria entre a ONU e o Banco Mundial, para desenvolver melhores métodos ambientais, sociais e de governança pelo mundo. Deste modo, com foco principal em reduzir a propagação de poluentes e proteger os recursos naturais, as empresas estão correndo atrás de impactar positivamente o meio ambiente a sua volta.

Com isso, em 25 de setembro de 2015, em uma reunião que reuniu cerca de 193 líderes mundiais, foi decidido que os países deverão empenhar-se em:

  1. Erradicar a pobreza extrema;
  2. Combater a desigualdade e injustiça;
  3. Conter as mudanças climáticas.

Para esses objetivos serem atingidos o mais rápido possível, houve-se a necessidade de traçar 17 metas globais, que mais à frente ficaram conhecidas pelo nome de ODS: os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Essas metas devem ser cumpridas até 2030.

Abaixo segue uma imagem referenciando todas as metas da Agenda 2030 da ONU, um plano de ação global que agrupa todas as ODS.

Como o CEAP entra nisso?

De acordo, com o Observatório do Terceiro Setor. O Brasil é um dos países que mais se distanciou do cumprimento da Agenda da ONU. Segundo o seu artigo: Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o país segue sem nenhuma meta cumprida até o ano de 2021.

O CEAP, uma instituição de ensino profissionalizante, é uma das organizações que atende os pontos das ODS. Ao contrário dos dados citados no parágrafo anterior, a instituição está lutando para mudar essa situação através da disseminação do “S” (Social) da ESG. O CEAP, com o seu modelo educativo, está cumprindo os seguintes objetivos da ONU:

  • 1° Erradicação da pobreza: Os jovens formados no CEAP, entre 18 e 24 anos, tem salário 62% maior que a média da mesma faixa etária;
  • 4° Educação de qualidade: 92% dos alunos ingressam no Ensino Superior após formados no CEAP;
  • 8° Trabalho descente e crescimento econômico: 70% dos jovens formados no CEAP, em até 3 meses, já ingressam no mercado de trabalho;
  • 9° Indústria, inovação e infraestrutura: Mais de 80% dos jovens formados pelo CEAP trabalham com tecnologia, inovação e desenvolvimento tecnológico;
  • 10° Redução das desigualdades: Antigos alunos recém formados do CEAP aumentam a renda de sua família em cerca de 40%;
  • 17° Parcerias e meios de implementação: O CEAP, com seus parceiros, causam real impacto positivo na sociedade. Constatou-se o ROI de 300%.
Garoto, em sala de aula, escrevendo em seu caderno. Ele está recebendo a metodologia da instituição que está cumprindo o "S" do ESG.

Esse impacto que o CEAP está tendo com as ODS está sendo de suma importância para o desenvolvimento não só de seus alunos, mas também para o desenvolvimento do Brasil. Em conclusão, essa é a prova de que a metodologia da organização realmente é uma das melhores do país. Por fim, a instituição só conseguiu chegar até onde está graças as suas empresas parceiras, aos seus colaboradores e aos seus doadores que acreditam em suas circunstâncias.

Seja parte dessa grande causa. Se torne um doador e colabore com no desenvolvimento técnico de mais jovens!