CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

O CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1985, que atua no modelo de escola profissionalizante gratuita, e oferece anualmente cursos de formação e qualificação profissional para 1.100 jovens entre 10 e 18 anos que no contraturno estejam matriculados no ensino regular.

Além da formação técnica-profissional, o CEAP preocupa-se com a Formação Humana dos atendidos, desenvolvendo ao longo desses 37 anos uma metodologia com dois principais pilares: a educação personalizada, reconhecendo cada beneficiário como um ser único e especial, e o envolvimento familiar no processo de formação de cada indivíduo.

Desde a sua fundação, o CEAP já atendeu mais de 8.000 jovens em situação de alta vulnerabilidade social. Hoje, a maioria desses beneficiários encontram-se em grandes empresas, desenvolvendo um excelente trabalho profissional.

Atualmente, a organização possui uma área de 23 mil m² e está inserida em uma comunidade na zona sul de São Paulo, no distrito de Pedreira. Este ocupa a 81º posição no IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – entre os 96 distritos da cidade de São Paulo, segundo o IBGE.

Desde a sua fundação, o CEAP já atendeu mais de 8.000 jovens em situação de alta vulnerabilidade social

O CEAP conta com um serviço de capelania a cargo da Prelazia do Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada por São Josemaria Escrivá.

  • 23mil m²

    Metros quadrados de área
  • + 730

    alunos atendidos por ano
  • + 8.000

    alunos atendidos desde 1985
  • Missão

    Criar condições para a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo através de seu trabalho, realizado sempre a serviço de cada pessoa e da sociedade.

  • Visão

    Ser uma instituição catalisadora do desenvolvimento humano, integrando família, professor e aluno

  • Valores

    Desenvolvimento familiar
    Respeito à personalidade e à singularidade
    Crescimento contínuo das virtudes
    Coerência de atitudes e comportamentos