Loja CEAP

CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

PBL são as iniciais em inglês de Project Based Learning – Aprendizado fundamentado em Projetos. No PBL os alunos são levados a conhecer os conteúdos curriculares, desenvolver habilidades e competências, e crescer como pessoas desenvolvendo um Projeto de Trabalho com o objetivo de criar um produto anteriormente proposto. Para atingir esse objetivo os alunos investigam o assunto, elaboram hipóteses, buscam soluções, testam sua eficácia, apresentam os resultados e são avaliados pelos orientadores e colegas. O Projeto de Trabalho pode ser desenvolvido tanto individualmente quanto em pequenos grupos. Uma definição de PBL proposta por especialistas poderia ser:

PBL é um método de ensino sistemático que ajuda o aluno a crescer como pessoa, levando-o a adquirir conteúdos e desenvolver habilidades e competências através de um amplo processo de pesquisa e questionamento protagonizado pelo próprio aluno e orientado pelo professor, apresentando ao final um produto cuidadosamente elaborado.

Metodologia Ativa

Um Projeto deve ser uma rigorosa experiência de aprendizagem. Não se trata de uma “sobremesa”, que você serve aos alunos para que eles possam “relaxar”, ou “praticar” depois deu uma aula expositiva tradicional. O projeto é o eixo, o curso principal que organiza a unidade de aprendizagem. Na maior parte dos casos será útil pensar no projeto como sendo a própria unidade de aprendizagem.