Page 57 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 57

 numa grande empresa, onde está até hoje, atualmente com 48 anos. São histórias emocionantes como essas que compõem as cenas que formam o filme, que traz recordações de toda a trajetória, com fotos antigas. Os grandes marcos também estão contemplados no documentário: a criação da FeCEAP, que encanta e envolve todos os professores, que se dedicam por dias na preparação, virando madrugadas, felizes por saberem que ajudam a realizar a terceira maior feira científica do país, que levou jovens a exporem na FEBRACE e por uma década conquistarem mais da metade dos prêmios.
Um evento tão grandioso que promove experiências inesquecíveis para muitos jovens, como o ex-aluno Davi Miguel, que revela do documentário que mal pode acreditar quando descobriu que seu projeto foi selecionado para participar da maior feira de ciências do mundo, nos Estados Unidos, escolhido entre 2 milhões de estudantes do Ensino Médio: “Foi uma
emoção quando começou a cair a ficha”, diz. O CEAP foi aumentando sua visibilidade nacionalmente, crescia também o número de empresas contratando os jovens. Em 1998 e 1999, uma grande conquista foi registrada: o Prêmio Bem Eficiente, a maior premiação que uma ONG do setor da Educação poderia conquistar, de melhor ONG de Educação do país. A história demonstra como a instituição se adapta para atender ao mercado e preparar cada vez melhor seus jovens. As novidades não param: preceptoria, curso de formação de pais, Fórum CEAP, parcerias para aprimorar a captação de recursos.
O documentário comprova que o CEAP segue cumprindo seu propósito, de trabalhar na formação de homens que vão seguir melhorando suas famílias e a sociedade, impactando gerações.
E homenageia cada colaborador,
parceiro, voluntário, familiar e
jovens que fazem parte desse sonho
que se torna realidade diariamente.
  “Acho que o professor que só dá aula não tem um estímulo tão grande quanto o que faz coisas com os alunos” . “Ganhamos duas vezes o título Bem Eficiente. Pedreira teve coisas fenomenais, entre as entidades que mais se saiam bem no uso do dinheiro público para fazer seus objetivos”
Álvaro Bento
Primeiro diretor geral do CEAP, de 1985 - 2008
“Quando você é picado pela veia do terceiro setor por fazer o bem - acho que todo mundo dentro do CEAP tem isso -, para ajudar na vida dessas pessoas, mudar positivamente, é gratificante. Quando você enxerga seu trabalho fazendo efeito na vida de uma família, de um jovem, é onde tudo faz sentido, todas as dificuldades e percalços do caminho”
Carlos Henrique
Primeiro diretor de desenvolvimento institucional do CEAP
“A formação de pais é uma coisa que já se fazia em outros países há muitos anos. Eu visitei uma vez um colégio em que o diretor, durante a visita, todo o tempo me falava que estava tentando formar os pais. Quando perguntei a ele como sabia que daria certo, ele respondeu que nunca falou que iria dar certo. Citou José Maria Escrivá, que dizia que os pais são primeiro, depois os professores e então os alunos. Disse que acreditava nisso”
Roberto Ueda
Segundo diretor geral do CEAP - diretor geral de 2008 - 2013
57
  
















































































   55   56   57   58   59