Page 59 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 59

 Investimento social
Com o objetivo de compreender o impacto dos cursos técnicos do CEAP e avaliar o retorno do investimento nestes cursos
foi produzido pelo IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social um relatório utilizando a metodologia SROI (Social Return on Investment). O levantamento comprovou que a instituição traz benefícios sociais relevantes que excedem em 3 vezes o investimento feito - ou seja, para cada R$ 1,00 investido nos cursos técnicos do CEAP, há R$ 3,00 de benefícios sociais.
A análise considerou quatro eixos de mudanças principais para os alunos: ética e responsabilidade na relação com famílias, amigos e sociedade; perspectivas de futuro e disposição
para perseguir objetivos; formação técnica de excelência; e habilidades sociais desenvolvidas. Segundo a avaliação, os cursos técnicos garantem benefícios sociais nos quatro eixos. “Os cursos técnicos do CEAP transformam a vida de seus alunos e trazem benefícios que perduram no longo prazo. Os resultados desta avaliação confirmam como o investimento realizado pelos apoiadores do CEAP traz retorno positivo para os alunos e para a sociedade”, conclui o documento, que inclui análises relevantes para o processo de planejamento e tomada de decisões e ajuda a identificar pontos de aprimoramento para que a instituição continue promovendo melhorias contínuas.
Desafios, metas e resultados
O propósito do CEAP é promover uma mudança real na sociedade, principalmente com o impacto provocado na comunidade em que atua. Toda transformação é um desafio que exige organização, planejamento, investimento, gestores comprometidos e parceiros engajados com o objetivo comum.
A partir daí é possível projetar e mensurar resultados, para promover um crescimento sustentável a médio e longo prazo. Esse é um projeto que começou há 37 anos e passa por várias etapas para alcançar a meta de melhorar a realidade de cada vez mais jovens. É um sonho que cresce e se multiplica adaptado a planos e realizações. A análise da eficiência das iniciativas permite ampliar a atuação da instituição. Os resultados se somam a cada ano e a equipe do CEAP tem a consciência
de que nos índices estão muito mais do que números: são pessoas que têm suas vidas transformadas, famílias que se desenvolvem e reforçam a estrutura social.
Veja a seguir alguns resultados destacados de 2021.
59
    























































































   57   58   59   60   61