Page 56 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 56

 56
Documentar a história é deixar um legado para o futuro. Registrar o passado permite entender
a trajetória, observar os desafios e comemorar as conquistas. Com esse intuito foi lançado
o documentário ‘CEAP Além da educação’, em comemoração aos 35 anos da instituição, completados em 2020. O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano e um dos maiores desafios foi conseguir captar os depoimentos durante o isolamento social. Resolvida a logística, surgiu um novo obstáculo: reunir imagens que ilustrassem a história desde a fundação, em 1985.
As pessoas que participaram do projeto afirmam que foi uma verdadeira “caça ao tesouro”, envolvendo mais de três meses de pesquisa nos acervos da instituição.
No final, o resultado comprova que valeu a pena: um trabalho primoroso, que reúne personagens importantes que fizeram a diferença para a construção dessa história e levaram o sentido de “servir às pessoas” a um nível altíssimo.
O documentário
O documentário ‘Educação além da Educação’ é um convite para uma viagem no tempo, relembrando a origem da instituição e sua trajetória desafiadora até os dias atuais. Começa lembrando a situação da cidade de São Paulo na década de 1980, fundamental para entender o contexto em que o centro educacional foi fundado, com o crescimento populacional das periferias e suas consequências, como os altos índices de violência. Pedreira era na década de 1970 o segundo pior bairro da capital paulista e o maior no nível de assassinato entre jovens meninos adolescentes. A enfermeira Nilce Ramos, que atua no CEAP desde 1990, desenha o cenário do local lembrando que era um lugar sem asfalto, com poucos ônibus e que quando chovia era preciso percorrer longas distâncias no barro, e quando não chovia, na poeira.
Há ainda outro depoimento comovente, de Humberto Ramos, zelador desde 1990; ele lembra como o filho trocou a instalação elétrica da residência da família depois de concluir o curso no CEAP e conta com orgulho que o jovem conseguiu emprego
 

























































































   54   55   56   57   58