CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Fundo CEAP

O Fundo busca ampliar as oportunidades para que alunos com vontade e potencial possam mudar sua realidade e daqueles ao seu redor por meio da educação. O Fundo Endowment, consiste na criação de um patrimônio perpétuo, cujos rendimentos reais, acima da inflação, são utilizados para algum fim ou atividade. A diferença de outras formas de filantropia que envolvem doações está na continuidade de geração de recursos.

De forma simples, os recursos financeiros são captados, aplicados no mercado financeiro, e o rendimento dessas aplicações são utilizados para financiar a manutenção das atividades do CEAP anualmente sem que haja redução do patrimônio principal. A criação do fundo tem por objetivo prover sustentabilidade financeira, a perenidade de seus projetos, autonomia e solidez do trabalho desenvolvido pela organização. Sendo capaz de gerar receitas contínuas e proporcionar maior diversificação das fontes de recurso da instituição, permitindo um melhor planejamento e execução das atuais atividades e o desenvolvimento de novos projetos educacionais.

Fundo Endowment

Doadores

Principal do Fundo

Rendimento

CEAP

Prestação de contas para doadores e comunidade em geral.

Apenas os rendimentos do fundo serão utilizados.

O CEAP realiza o atendimento de 790 jovens anualmente.

Dentre os principais objetivos do fundo estão:

  • Atendimento e formação gratuita dos jovens carentes beneficiados pelo CEAP
  • Investimentos e melhoria contínua da metodologia educacional
  • Manutenção das atividades educacionais e administrativas da organização
  • Desenvolvimento de novas atividades e projetos educacionais
  • Expansão do impacto social

Governança

O Fundo foi criado na própria estrutura do CEAP é gerido por meio de regulamento próprio, aprovado pela Diretoria da organização. Os recursos integrantes do Fundo são segregados do restante do patrimônio do CEAP, sendo mantidos em contas correntes e contábeis distintas da entidade. A gestão dos investimentos é um dos pilares essenciais para o sucesso do Fundo, uma vez que ela está diretamente alinhada com a perenidade do capital. Para responder a tamanha importância, o Fundo CEAP conta com um Comitê de Investimentos, formado por (três) membros idôneos e com notória Competência em administração patrimonial e de recursos. Este Conselho, com reuniões periódicas, é responsável por propor ao Conselho de Administração uma Política de Investimentos, que estabelece as diretrizes das aplicações dos recursos do fundo patrimonial.

Assim, o Fundo CEAP atende aos preceitos de governança, transparência e profissionalismo.

“Os valores humanos e os conhecimentos técnicos adquiridos no CEAP foram fundamentais para o meu crescimento profissional.”

Cauê Santana
Cloud Solution Strategists da Microsoft e antigo aluno do CEAP

Por que vale a pena apoiar os jovens atendidos pelo CEAP

  • 87% dos alunos ingressam na universidade em até 3 anos após formados no CEAP. Dentre elas: USP, PUC-SP, Unicamp, Mackenzie, ITA–Instituto Tecnológico de Aeronáutica, entre muitas outras.
  • 70% dos alunos ingressam no mercado de trabalho até 3 meses após formados no CEAP.
  • O profissional formado pelo CEAP tem acesso a uma estrutura moderna com laboratórios das diferentes áreas de aprendizado: Eletricidade, Informática, Programação, Redes de Computadores, Robótica e Automação. Isso ajuda na melhor capacitação técnica e na aproximação do que eles aprendem na teoria e com o que o mercado de trabalho exige na prática.
  • Desde 1985, a organização já propiciou educação e qualificação profissional de excelência nas áreas de tecnologia, eletricidade, robótica, administração, telecomunicações, rádio e TV para mais de 6500 jovens e que hoje ocupam posições de destaque no mercado de trabalho.
  • Os cursos do CEAP são reconhecidos e certificados pelo Ministério de Educação do Brasil – MEC.
  • 99% dos pais recomendam o CEAP para outras famílias de acordo com pesquisa de Avaliação de Impacto e Resultados realizada pela FGV-SP.

Auditoria externa e Resultados

O CEAP é uma organização que zela pela transparência de suas atividades e para isso suas demonstrações financeiras são auditadas anualmente pela PriceWaterhouseCoopers – PWC.

Sabemos da importância da comunicação e de ações de transparência para assegurar a nossa missão com nossos doadores, apoiadores. Para isso disponibilizamos diversos instrumentos de acompanhamento e relatórios regulares com os resultados de captação, investimentos, projetos apoiados e demonstrações financeiras.

Assim, reafirmamos nossa responsabilidade com todos os recursos mobilizados junto aos apoiadores da nossa causa.