CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP ajuda na redução da precariedade na educação do Brasil

A pandemia evidenciou fragilidades nas redes públicas de ensino. Desde creches até universidades, a situação se tornou mais precária do que se imagina. Existem vários fatores que podem ter resultados negativos para o futuro da educação no Brasil, um exemplo são as crianças da 6ª série que não dominam a leitura e a escrita básica.

CEAP ajuda na redução da precariedade na educação do Brasil

Durante a pandemia de Covid-19, a proporção de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler ou escrever quase dobrou. Segundo levantamento do Todos pela Educação, cerca de 2,4 milhões de crianças brasileiras são analfabetas. Isso representa cerca de 40,8% de todos os brasileiros nessa faixa etária. Resumindo, o país está enfrentando uma grave crise educacional.

Com uma população de mais de 200 milhões de pessoas e uma matrícula estimada em mais de 50 milhões de alunos, o país tem poucos educadores para atender às necessidades de seus alunos.

De fato, desde 2007, o número de professores diminuiu quase 12%, enquanto o número de alunos aumentou quase 11%. Essa falta de recursos levou a uma queda acentuada nos resultados dos testes, bem como a um aumento nas taxas de evasão. Contudo, onde está a raiz do problema?

Solucionando a educação

CEAP ajuda na redução da precariedade na educação do Brasil

Como sempre, alguns podem dizer que a culpa é apenas do governo que não investe recursos na educação. Entretanto, o buraco é bem mais fundo. Há professores que ganham baixos salários com poucos benefícios, muitas escolas que não conseguem gerenciar seus insumos básicos, há pais que não participam na educação dos próprios filhos etc.

No atual cenário educativo, a formação dos jovens está cada vez mais em risco. A pandemia atingiu duramente o Brasil, com a economia do país encolhendo 9,7% em 2020. Isso levou à perda de empregos e ao aumento da pobreza, o que, por sua vez, tornou mais difícil para os jovens o acesso a uma educação digna. Afinal, muitos foram forçados a abandonar a escola ou a universidade e a pandemia agravou as desigualdades existentes no sistema didático.

CEAP ajuda na redução da precariedade na educação do Brasil

Para solucionar tal defasagem, centros educacionais como o CEAP, se preocupam em entregar uma educação de qualidade para jovens em situação de alta vulnerabilidade social.

Desde 1985, a metodologia de ensino da instituição busca, acima de tudo, potencializar o desenvolvimento do jovem por meio do acompanhamento do seu assistido. Os seus professores e colaboradores tratam o aluno de forma individual, pois os mesmos o reconhecem como um ser único que tem o poder de mudar a realidade a sua volta através dos estudos e de seu trabalho.

Deste modo, o CEAP incentiva o jovem a correr atrás de seus objetivos dentro e fora da sala de aula por meio de dinâmicas específicas que condizem com seus respectivos cursos. Sendo eles profissionalizantes e técnicos. Assim tornando-os protagonistas da sua própria história e, consequentemente, ganham voz ativa para mudar as péssimas estatísticas da educação no Brasil.

CEAP ajuda na redução da precariedade na educação do Brasil

Recentemente, a organização recebeu o selo de excelência pela sua gestão escolar exemplar. Por sua vez, o CEAP, nesta pesquisa, obteve um dos maiores NPS do Brasil com 95% de aprovação e no final de 2021 foi concebido pelo terceiro ano consecutivo como uma das melhores ONGs do país.

Você pode mudar o rumo da educação ao lado desta causa. Clique no botão abaixo e participe do projeto através de uma contribuição.