O Vepinho é um curso de reforço escolar realizado no CEAP aos sábados, pela manhã, para jovens carentes da região de Pedreira que estão cursando entre o 6o e o 9o ano do ensino fundamental. O trabalho é realizado por voluntários que desempenham dentro do projeto atividades de ensino e monitoria. Os professores, em sua maioria, são estudantes universitários auxiliados por monitores de nível médio.
O professor, além da capacidade de ensinar as matérias, deve ser capaz de incentivar os alunos a terem um hábito constante de estudo. Atualmente, são atendidos aproximadamente 100 jovens que recebem aulas de reforço escolar em Matemática, Português, Leitura e Esportes, além da formação humana.
Nos últimos tempos, com o avanço tecnológico e o aumento da competitividade, as habilidades socioemocionais tornaram-se ainda mais necessárias e atrativas. É de suma importância que o jovem de hoje seja instruído a desenvolver não apenas conhecimentos técnicos e científicos, mas também sua inteligência emocional. Pensando nesta questão, o CEAP, em parceria com o Instituto Tellus, desenvolveu o projeto Maker Lab, que consiste em um curso realizado dentro de um laboratório chamado Área 21.
A Área 21 consiste em um laboratório maker que objetiva estimular a criatividade e inovação de jovens entre 14 e 18 anos, que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social. O nome se dá ao fato de que são desenvolvidas as competências e habilidades socioemocionais do século XXI, tais como cooperação, pensamento crítico, resolução de conflitos, integridade, profissionalismo, ética, dentre várias outras.
O curso CCNA Módulo III da CISCO, prepara profissionais e estudantes
para obter a certificação CCNA (Cisco Certified Network Associate), que garante qualificações quanto à operação, configuração, resolução de problemas, documentação técnica e design em dispositivos de rede CISCO.
O CNNA Módulo III é ministrado aos sábados, no próprio CEAP, e possui uma carga horária total de 24horas. Durante a sua realização, os participantes irão aprimorar habilidades técnicas necessárias para instalar, operar e resolver possíveis problemas reais na configuração de redes. Ao fim, obtendo 70% de aproveitamento para que possam ser certificados, os alunos serão capazes de executar tarefas como a divisão de uma rede de grande porte em sub redes de tamanhos diferentes usando VLSM, fazer verificações, identificar e resolver problemas na operação do RIP v2, entre outras.