Page 52 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 52

 Novos
projetos
  52
O propósito comum em gerar impacto
real através da educação e da tecnologia deu origem à parceria entre o CEAP e a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), instituição brasileira
de ensino superior que é um centro de excelência em tecnologia da informação e gestão empresarial.
O bom resultado se vê pelos frutos dessa união, com diversos projetos, palestras, workshops, bolsas de estudos de graduação e pós-graduação, aprendizado através da plataforma Nano Courses e muitas outras atividades promovidas para potencializar o aprendizado dos jovens.
Em 2020 a FIAP foi uma das apoiadoras
da 28a edição da FeCEAP. No mesmo ano, contribuiu com três bolsas de ensino 100% gratuitas aos melhores alunos do CEAP. Em 2021, a faculdade participou do CEAP Profissões, entre outras iniciativas.
Wagner Sanchez, reitor da FIAP, considera essas parcerias extremamente importantes, promovendo benefícios tanto para o setor privado quanto para o terceiro setor. “Acredito que a troca de experiências é essencial para que possamos formar jovens íntegros, justos e que tenham empatia. Só assim poderemos ter uma sociedade mais justa, inclusiva, sustentável e preocupada com a qualidade de vida de todos”.
Essa atuação em conjunto reforçando o aprendizado tecnológico é um diferencial na preparação dos jovens para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. “As tecnologias exponenciais são ferramentas decisivas para conseguirmos proporcionar às novas gerações o agile learning, learn for real, learning to do,
reflective learning, learning with cause, adaptive learning e uma avaliação baseada em skills”, avalia Sanchez, destacando que vivemos a Quarta Revolução Industrial e já seguindo para a Quinta, com a chegada da inteligência artificial, robótica, internet das coisas, Computação Quântica, Biohacking e Metaverso, promovendo transformações no mercado com substituição de trabalhos operacionais repetitivos por robôs e tecnologias autônomas.
Compartilhando sua expertise tecnológica com os alunos do CEAP, a FIAP possibilita que eles avancem em seus estudos e carreiras.
“A inclusão de jovens vulneráveis no ensino superior é extremamente necessária para uma sociedade que precisa evoluir”, afirma
o reitor. “A oferta de bolsas por parte da
FIAP é extremamente gratificante para nós educadores, que podemos ver in loco o quanto estes jovens se dedicam e fazem a diferença no dia a dia acadêmico”.
Com o estreitamento da relação entre a faculdade e o centro educacional, Sanchez afirma que ficou bastante surpreso em relação à infraestrutura, à metodologia
e à atuação dos jovens atendidos. “Posso afirmar sem sombra de dúvidas que se
trata de uma grande instituição de ensino que transforma a vida das pessoas e as impulsiona para realizações que sem o CEAP seriam quase impossíveis”.
Por isso, afirma que a parceria será bastante duradoura, para que ambos possam continuar melhorando a vida de quem necessita. “Vamos nos aproximar ainda mais do CEAP
e buscar outras formas de nos ajudarmos, porque só com parcerias com gente competente e bem intencionada podemos fazer uma sociedade melhor”, destaca.
 













































































   50   51   52   53   54