Page 51 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 51

    Torneio
Preparação, dedicação e trabalho em equipe. Esses foram alguns dos valores aprendidos no CEAP que os alunos do curso de Criatividade
e Inovação puderam colocar em prática e comprovar os bons resultados ao participar do Torneio de Educação Financeira promovido pela ChatClass e pelo Instituto XP. Não foram poucas as conquistas: o centro educacional ficou em 4° lugar no Ranking do Sudeste
e 14° lugar no Ranking geral do Brasil da competição, que contou com mais de 300 escolas. Mas o prêmio foi muito maior.
Antes mesmo de começar a participação
os jovens perceberam a vitória que é estar preparado. Da sua experiência como estudante da instituição ele reforçou o aprendizado dos jovens com o jogo Guerra dos Detergentes,
que aplicou nas aulas. A turma também tinha aprendido conteúdos de matemática financeira, passando pelos juros e descontos simples, compostos, tabelas de financiamento entre outras. Quando apareceu a oportunidade de participar do torneio, essa base de finanças
do cronograma da instituição possibilitou
que tivessem prontos. Aliada à preparação somaram-se a animação, o engajamento e
a capacidade de se articularem e atuarem
em grupo por um objetivo maior. Prevaleceu
o trabalho em equipe e a cada rodada de perguntas que chegava pelo WhatsApp a classe se dividia, todos buscavam soluções
e compartilhavam. Araújo comenta que o projeto é bastante interativo e atual, com vídeos de memes da internet relacionados a finanças, começando com perguntas fáceis e aumentando a dificuldade, com questões objetivas e qualitativas.
Para o professor, esse trabalho priorizando o coletivo, com todos dedicados fazendo cálculos com agilidade, utilizando tudo que aprenderam ao longo dos anos, era a melhor aula que poderiam ter. Araújo ganhou um notebook, assim como o aluno Ricardo Kumamura; e Italo Bangarc recebeu um Kindle de premiação. Entretanto, a maior vitória foram todas as lições e conquistas da vivência. A classe deste ano já está animada, com o mesmo princípio.
51
 É uma turma de bons alunos que já chegou preparada pelos professores
que ensinaram antes de mim, com os conceitos básicos da Matemática. Sem isso não seria possível ensinar finanças. Esse jogo foi criado quando lançaram o curso de Administração, em 1999; eu joguei como aluno. Os alunos se dividem em grupos e cada grupo é uma empresa que precisam administrar. Ganha o jogo a empresa que tem mais clientes e dinheiro, nessa ordem. Eles participaram, aprenderam, competiram. Eles sabiam que estavam competindo entre si, mas a ideia era ter o máximo de participantes da sala no ranking. Esse era o objetivo deles: se ajudarem mutuamente. Sabiam que nem todos poderiam ganhar, até porque havia 32 alunos só na classe e seriam apenas 15 ganhadores na região. Mas viam a importância de ter alunos do CEAP vencendo. Eles estavam resolvendo em média um exercício por minuto, orgulha-se. Eles estão empolgados com as aulas e para participar do torneio. Consideram
o prêmio importante, mas jogam pelo sabor da competição, o orgulho
depoder dizer: ‘o CEAP está no ranking e eu consigo ajudar a colocar o
CEAP no topo’, conclui o professor.
Allan Araújo
professor que coordenou a equipe no torneio, antigo aluno do CEAP
   












































































   49   50   51   52   53