Notice: Uninitialized string offset: 0 in /var/www/html/wp-content/plugins/seo-by-rank-math/vendor/mythemeshop/wordpress-helpers/src/helpers/class-str.php on line 235

CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

O que você precisa fazer para salvar a educação familiar?

O que você precisa fazer para salvar a educação familiar?

Onde quer que estejamos, sempre ouvimos que os pais têm o dever de educar seus filhos. Dentro do CEAP isso não é diferente. No curso de Formação de Pais, a educação familiar é evidenciada como peça fundamental, afinal, os comportamentos e a personalidade de uma criança também tem origem dentro da esfera familiar.

Antes de mais nada, podemos afirmar que sem comunicação não há como construir uma boa sociedade. Pensando bem, como é possível dialogar com uma comunidade se ninguém se entende? Logo, partindo deste conceito, é notório o quão presente essa ideia é dentro de um casamento.

Desse modo, quando as figuras mais importantes no ambiente familiar oferecem uma péssima conversa aos pequenos, também surge problemas no seu desenvolvimento. Até porque, os filhos tomam como referência de caráter as pessoas mais próximas de si. Por isso, é necessário dar atenção a todos os pequenos detalhes do seu cotidiano. Desde diálogos até hábitos. Enfim, eles podem mudar diretamente a maneira como os futuros adultos entenderão o mundo e como se relacionarão com ele.

É por isso que queremos que você esteja ciente da necessidade de educar as crianças com valores e comportamentos positivos para que não prejudiquem a elas e a todos os outros. Nesse sentido, aqui vão algumas técnicas que qualquer um pode utilizar para salvar a educação familiar.

1. Educação familiar é a base

O que você precisa fazer para salvar a educação familiar?

Os familiares são base para a educação de seus filhos e, por isso, devemos considerar sua importância. Os pais devem ser os líderes da família e exigir respeito com o objetivo de construir um ambiente cheio de amizade e fraternidade.

2. Falar, falar e falar!

Nesta ocasião, conversar muito nunca é demais. A família não pode ser um espaço apenas para ter a paz de um silêncio absoluto. Enfim, é fundamental construir momentos de diálogo no cotidiano entre os pais e os jovens, claro, sempre com empatia, porque deste modo é possível conhecer melhor os valores que estão sendo estabelecidos na formação dos filhos.

3. Seja exemplo

A paternidade e maternidade são papéis importantes. Você é o guardião de seu filho e, consequentemente, tem responsabilidades adicionais e um dever maior para com ele ou ela. Tal como ser um bom espelho da sociedade para as crianças. Em conclusão, esse é o principal papel da boa comunicação na família e na educação dos filhos, os pais devem usar sua persuasão para pregar bons valores.

Por fim, através do curso de formação de pais, o CEAP contribuiu para a educação familiar de mais de 8.000 jovens e suas famílias ao longo de sua existência. Assim, se preocupando com o “educar” de seus alunos, a instituição se tornou peça fundamental no desenvolvimento de cidadãos íntegros dentro e fora da sala de aula.

Se torne um doador, seja um CEAPER e apoie a educação familiar na vida de mais jovens!