CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Não seja enganado por banco de dados pela 2ª vez!

Antes de mais nada, não entre em pânico. O banco de dados, por mais que seja apenas um agrupamento de informações que trata um mesmo tema para armazenar um arquivo com segurança, ele não funciona sozinho.

Como funciona um banco de dados?

As empresas muitas vezes precisam organizar e fornecer muitas informações em seus negócios para que as equipes e a gestão possam revisar esses elementos posteriormente. Por essa razão, muitas companhias utilizam um sistema de gerenciamento de banco de dados, também conhecido como SGBD, que é capaz de manipular materiais e facilitar o seu dia a dia.

Hoje, existem muitos tipos de SGBDs e cada um é adequado às necessidades do cliente. Os mais comuns são: Oracle, DB2, MySQL, SQL Server, PostgreSQL, etc.

Porém a verdade que ninguém conta sobre banco de dados é que antes de um SGBD ser criado de forma online é obrigatório haver um local para habitar todo o processamento em nuvem. Assim, para transferir bens através da internet, é obrigatório utilizar como intermediação um Data Center (Centro de processamento de dados).

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Datareportal, existem cerca de 5 bilhões de usuários conectados na internet, quase 63% da população mundial. Somente em 2021, o “ano do caos”, 192 milhões de pessoas se converteram em novos usuários na internet, um aumento de 4% em relação ao ano antecessor.

Mesmo diante dessa situação, a sociedade adquiriu uma visão superficial sobre banco de dados e inclusive sobre data centers. Até porque, essa estrutura imponente não é tão comentada nas mídias como os índices de procura por profissionais de TI.

O que é um Data Center?

Não seja enganado por banco de dados pela 2ª vez!

Sendo uma instalação física centralizada que abriga os computadores, redes, armazenamento e outros equipamentos de TI de uma empresa que dão suporte às operações de negócios, os computadores em data centers contêm ou processam dados críticos de negócios. Logo, sua prioridade é apoiar e proteger os dados de uma vasta gama de serviços para pessoas e instituições. Inclusive o que você faz todos os dias.

Uma simples olhada no Instagram, por exemplo, requer o uso de diversas aplicações e processamentos. Afinal, somente assim o sistema da rede social pode continuar funcionando normalmente.

Como assim? Bem, todo esse sistema torna possível a transição entre a troca de dados entre um arquivo gerado internamente em um dispositivo para uma nuvem de armazenamento. Porém, para garantir a disponibilidade dessas informações de maneira eficaz, as organizações utilizam um Data Center. Em outras palavras, um local que abriga conjuntos de processos tecnológicos.

Simplificando, muitas pessoas diriam que este é um prédio cheio de computadores. Não está errado, mas não é totalmente correto. Até porque, internamente, esses prédios são construídos para atender às necessidades operacionais exigidas pelo Data Center, como:

  • Um piso elevado para uma estrutura móvel e modular;
  • Isolamento físico de áreas críticas e sensíveis onde os dados são armazenados;
  • Fornecimento de energia de modo ininterrupto;
  • Infraestrutura para instalação de redes de dados.

Dessa forma, transparecendo a extrema importância da função de um centro de dados, podemos afirmar que é uma estrutura projetada e construída para abrigar a infraestrutura de forma bastante segura. Em conclusão, para que uma rede de servidores se torne capaz de processar, armazenar, receber e servir dados sem interrupção, é obrigatório uma parte significativa de serviços e tecnologias que possuem sua infraestrutura desenvolvida dentro dos data centers.

CEAP + Banco de Dados + Data Center

Na grade curricular da instituição, em cursos voltados ao universo da TI, conceitos básicos e intermediários sobre Banco de Dados são apresentados a jovens entre 10 e 18 anos.

Uma vez que um jovem entra em contato com a tecnologia, o seu rendimento perante o mercado de trabalho se torna mais eficaz. Afinal, o futuro da ciência está caminhando diretamente para o mundo virtual.

Deste modo, demonstrando total preocupação com o aprendizado de seus estudantes, o CEAP oferece de aulas dinâmicas que fazem o estudante agir e pensar quase como um profissional do ramo. Assim, levando esse conhecimento nada popular para os responsáveis por dar continuidade aos conhecimentos da humanidade, iremos caminhar com mais certeza para um mundo melhor.