CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

FeCEAP 30 anos: uma das maiores feiras de inovação do Brasil se destaca no SPTV

FeCEAP 30 anos: uma das maiores feiras de inovação do Brasil se destaca no SPTV

Nos dias 05 e 06 de novembro na Zona Sul de São Paulo aconteceu a 30ª edição da FeCEAP, uma das maiores feiras de inovação do Brasil. A mesma é um evento anual, gratuito e aberto ao público, que consiste na exposição de projetos científicos desenvolvidos por jovens de 10 a 18 anos ao longo de todo o ano letivo.

Unindo a tecnologia à criatividade, os jovens em situação de alta vulnerabilidade social trouxeram à tona iniciativas com uma principal finalidade: solucionar problemas na região onde vivem. Nesse sentido, a emissora Rede Globo visitou a feira, prestigiou os trabalhos dos alunos do CEAP e citou a tenacidade do evento durante o programa SPTV 2ª edição.

FeCEAP: há 30 anos levando a inovação de dentro para fora da periferia

“Meu destaque vai para as personalidades humanas que apresentaram seus projetos durante o evento. Jovens de 10 a 18 anos com uma excelente capacidade de comunicação, apresentações exemplares que dariam cansaço a qualquer candidato adulto a uma vaga de trabalho, domínio técnico sobre o tema apresentado e muita gentileza na recepção aos visitantes.”

Comenta Fernando dos Santos, responsável pela controladoria do Brasil Paralelo, sobre o evento em seu post do LinkedIn.

Após dois anos de exposição online, a feira voltou ao seu formato tradicional. E esta nova edição não chamou a atenção de 2.900 visitantes apenas por isso, pois os próprios se encantaram com a diversidade de cada projeto. Afinal, os jovens da instituição, mesmo desfavorecidos pela sociedade, proporcionaram a disseminação do conhecimento através de protótipos totalmente interativos.

Na edição anterior, em 2021, aconteceu a segunda FeCEAP totalmente online que, ao contrário da feira de 2022, contou com 5 dias de evento sendo expostos 24 horas por dia. Os projetos dos alunos da organização alcançaram ao todo mais de 37 mil pessoas. Desde avaliadores técnicos desenvolvidos nas áreas de Engenharia, Ciências, Administração, Tecnologia até pessoas apaixonadas pelo assunto.

Contudo, mesmo com essa mudança repentina, os professores do CEAP continuam orientando os seus alunos durante toda a construção dos projetos. Ora dentro e ora fora da sala de aula. Seja online ou presencial.

Deste modo, buscando desenvolver habilidades e competências socioemocionais, como o trabalho em equipe, raciocínio lógico, oratória e a resiliência durante a produção científica em cada aluno, o CEAP passa a exercer o importante papel de disseminador de conhecimento. Até porque, utilizando-se de um evento aberto para todos os visitantes, há uma indiscutível oportunidade para que tudo quanto é tipo de pessoa tenha acesso a novos conhecimentos, tecnologias e inovações.

Acima de tudo, prezando pela constância na conservação das ambições de seus jovens, a instituição já está planejando a próxima edição da sua feira de inovação. Como resultado, continuará instigando o lado técnico e ético dos seus assistidos que, consequentemente, estarão cada vez mais preparados para enfrentarem a vida adulta como grandes profissionais.