CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Educação não-violenta: entenda como corrigir seu filho “do jeito raiz” pode prejudicar seu desenvolvimento como pessoa

Antes de mais nada, a família é a primeira e mais importante fonte de aprendizagem na vida de uma pessoa. É de suma importância o envolvimento dos pais na educação dos filhos. Afinal, ele é essencial para o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida adulta.

Infelizmente, muitas crianças crescem sem a orientação adequada de seus pais, o que pode levar a problemas de comportamento e até mesmo a um futuro incerto.

Como guardiões de seus filhos, os pais têm a responsabilidade de orientá-los e influenciá-los de maneira positiva, servindo como um espelho para a sociedade em que vivem. Entretanto, o maior erro da família na educação que todo mundo conhece, e muitos fazem no dia a dia, é não tomar cuidado com sua comunicação.

Educação não-violenta

Evite o maior erro familiar na educação e proteja seus filhos do fracasso - CEAP

Marshall Rosenberg (1934-2015), psicólogo e autor do livro “Comunicação-não-violenta” (CNV), publicado pela primeira vez em 1960, propôs que qualquer pessoa pode se tornar mais assertiva em suas palavras, utilizando habilidades inspiradas nas ações de grandes líderes, como Martin Luther King e Gandhi.

O método “do jeito raiz” de corrigir os filhos pode ter consequências negativas no desenvolvimento pessoal dele. O conceito ajuda a redefinir a forma como nos expressamos e ouvimos os outros, por meio da escuta ativa e profunda, tornando a interação mais compassiva e atenta. Ao observar comportamentos e fatores influentes, as respostas aos estímulos de comunicação não são mais automáticas e repetitivas, mas se tornam mais conscientes e baseadas nas percepções do momento.

O CNV é uma ferramenta importante para melhorar os relacionamentos, especialmente dentro da família, onde a comunicação é vital para a saúde emocional e o bem-estar de todos. No entanto, é preciso ter em mente que palavras generosas devem ser acompanhadas de ações coerentes para se alcançar uma comunicação mais harmoniosa e efetiva.

Presença dos pais

Evite o maior erro familiar na educação e proteja seus filhos do fracasso - CEAP

A presença dos pais na vida escolar fortalece o vínculo familiar e promove um ambiente de apoio e confiança, essencial para a saúde emocional e mental dos jovens. Logo, quando um pai e uma mãe não conseguem ensinar com clareza, passam a gritar exageradamente, usar palavras inconvenientes e etc. Isso leva a formação para um péssimo rumo. Afinal, os mesmos estarão contribuindo para a desconstrução da autoestima e caráter do seu filho.

Imagine-se como um pai ou mãe preocupado com o futuro de seus filhos. Você se preocupa em dar a eles a melhor educação possível e garantir que se tornem cidadãos bem-sucedidos e íntegros. Agora, imagine que você não está sozinho nessa jornada. Imagine uma instituição que se preocupa tanto quanto você com o futuro de seus filhos, que oferece um curso especialmente projetado para ajudar os pais a enfrentar os desafios da educação. Essa instituição é o CEAP — Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, e desde 1985 vem ajudando milhares de pais a moldar o futuro de seus filhos.

CEAP e as famílias

O curso de Formação de Pais oferecido pela organização é uma ferramenta poderosa para ajudar os pais a se alinharem com seus filhos em relação ao ensino. Afinal, os pais são os primeiros e mais importantes formadores de seus filhos, e o CEAP sabe disso. Ao ajudar os pais a enfrentar os desafios familiares, a instituição está moldando não apenas o futuro dos alunos, mas também o futuro da sociedade como um todo.

Evite o maior erro familiar na educação e proteja seus filhos do fracasso - CEAP

Com mais de 12 mil famílias impactadas ao longo de sua existência, o CEAP se tornou uma peça fundamental no desenvolvimento de cidadãos íntegros dentro e fora da sala de aula. A instituição sabe que a educação não se limita ao ambiente escolar e que os pais têm um papel crucial na formação de seus filhos. Por isso, o curso de Formação de Pais é uma das ferramentas mais importantes oferecidas durante os cursos complementares intensivos e profissionalizantes técnicos, ajudando pais e filhos a trabalharem juntos em direção a um futuro brilhante.

Se torne um agente da mudança e faça parte dessa transformação. Clique no link abaixo e contribua agora.