CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP inicia projeto de Mentoria Profissional!

O mundo está mudando: a população está envelhecendo, as tecnologias estão sendo reinventadas em menos tempo, todos os dias surgem novas necessidades, demandas e carreiras.

Nesse contexto, os profissionais devem ter a capacidade de se adaptar de forma cada vez mais veloz, e aqueles que ainda hoje são alunos, precisam estar preparados para o “o novo mundo”, que está esperando por eles e que, talvez amanhã, seja completamente diferente.

Tendo em vista este cenário desafiador para os educadores e instituições, que devem não só educar para o momento atual, mas para o que ainda está por vir. O CEAP iniciou neste mês de agosto, em parceria com profissionais do mercado, um trabalho de mentoria com os jovens beneficiados.

Diferente do Coach de carreira, que ajuda a pessoa a encontrar-se profissionalmente, do Head Hunter, que faz a escolha de profissionais ideais para cargos determinados dentre outras funções e da preceptoria/tutoria oferecida atualmente pela organização, que consiste em entender o jovem como individuo e guiar, durante o processo de formação humana; o profissional de Mentoring ou Mentor visa trazer a experiência necessária para acelerar os resultados de pessoas que querem avançar em sua carreira.

O projeto, piloto, de Mentoria do CEAP vem sendo desenhado e realizado em parcerias com os profissionais experientes das empresas que apoiam a organização, como é o Caso do Fabio Arcanjo colaborador da DOW. Através da parceria entre as organizações, o Fabio pôde conhecer melhor o trabalho do CEAP e se encantar pela forma como a instituição proporciona aos jovens a oportunidade de mudar de vida.  Após esse primeiro contato, Fabio procurou o CEAP, por iniciativa pessoal, para se tornar um voluntário ativo no processo de formação dos jovens, dando início ao projeto. 

Atualmente esse trabalho, conta também com o apoio voluntário do Mauricio Ruiz, da Intel Brasil e mentor de um grupo de dois alunos da organização.

Como um dos principais objetivos desse processo de mentoria está o desenvolvimento nos jovens de qualificações que estão “em falta” como por exemplo, senso crítico, resiliência, autocontrole e discernimento perante as crises, capacidade analítica e de adaptação às transformações, entre outras, em geral o desenvolvimento das chamadas competências em Soft Skills.

A Mentoria em desenvolvimento consiste em encontro presenciais com os profissionais, desenvolvimento de atividades e diálogos através de plataformas digitais. Com menos de um mês de realização, o trabalho vem colhendo frutos e atraindo um maior número de alunos e profissionais, cerca de dez colaboradores da CIELO também farão na próxima semana parte do projeto.

Ao potencializar o crescimento dos atuais alunos, espera-se que eles estejam aptos para entrar no mercado de trabalho e consigam desenhar o começo de suas trajetórias profissionais. O projeto ainda, tem como premissa melhorar o índice de empregabilidade do CEAP (atualmente 70% dos alunos são empregados em até 3 meses, após se formarem nos cursos técnicos) e proporcionar uma troca de experiência, capaz de transformar a vida de jovens da periferia de São Paulo e de contribuir significativamente com o crescimento humano de seus mentores.