CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Capacitação e formação do CEAP é pauta no jornal A GAZETA

Um dos jornais mais tradicional da cidade de São Paulo, A GAZETA aclama o CEAP em matéria sobre organizações não-governamentais, sem fins lucrativos, que promovem a mudança de vida de jovens e suas famílias através da capacitação e formação humana.

Entre os mais diversos problemas da megalópole, no bairro de Pedreira, o Centro Educacional Assistencial Profissionalizante veem promovendo um trabalho de ampliar a jornada escolar e formar, integralmente e profissionalmente, jovens periféricos.

A Gazeta

A instituição

Entre as atividades oferecidas estão cursos de profissionalização em Robótica Básica, Robótica e Automação, Informática Básica e Aplicada e Criatividade e Inovação. Já os jovens que se encontram no ensino médio, passam a ter cursos técnicos de Administração, Informática e Redes de Computadores.

Além de toda a história e transmissão de conhecimento, um dos temas abordados pelo jornal, e que é de grande importância para o CEAP, é a priorização da relação familiar. Dentre os requisitos acadêmicos, frequência e rendimento, a participação dos familiares é imprescindível para o desenvolvimento do estudante.

“Eu preciso dar uma qualificação docente. Temos toda a questão social que desenvolvemos, mas estamos formando profissionais para o mercado.”

Diz Gustavo Pena, Gerente de Desenvolvimento Institucional, entrevistado pelo jornal

Tempos de pandemia

Desde o começo do distanciamento social, a equipe pedagógica da instituição remodelou os cursos presenciais para que ocorressem todos a distancia, através de uma plataforma especializada e preparada pelo CEAP.

Os jovens, que em maioria são de escola pública e grande parte não tem acesso à internet em casa, tiveram computadores e conexão web disponibilizados para que não fossem prejudicados e ficassem com os estudos atrasados.

Além disso, a organização ofereceu cestas básicas as famílias e deu um vale-refeição de R$120 mensalmente.

Após o estreitamento das medidas impostas pelo governo de São Paulo com a volta de 35% dos alunos às salas de aula, o CEAP, em parceria com o Hospital Oswaldo Crus, assegurou a segurança dos jovens durante os turnos, até voltar por completo.

Leia a matéria completa sobre o CEAP e outras organizações na edição impressa de novembro de A GAZETA, uma publicação da Faculdade Cásper Líbero, com apoio do Portal Gazeta Esportiva.com e da Agência de Notícias Gazeta Press.