CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Aluno do CEAP vence concurso de história em quadrinhos

No mês de fevereiro, Michel Pereira da Silva, aluno do curso técnico de Informática, anunciou ao CEAP a sua vitória no concurso de história em quadrinhos do Estúdio Armon. O estudante de 16 anos ficou entre os cinco melhores e teve seu mangá publicado na edição mensal da revista Action Hiken.

Dentre as atividades promovidas no plano curricular do CEAP, também apresenta dinâmicas que instigam os jovens nas mais diversas áreas profissionais, além de promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Michel é um dos alunos que teve seus dons aguçados mais ainda após adentrar no CEAP em 2016. Desde os seis anos de idade, por influência da irmã, é apaixonado pelos mangás, histórias em quadrinhos de origem oriental, e de lá pra cá produziu cerca de 600 páginas no total.

No ano em que começou a estudar Robótica Básica, o jovem também iniciou o processo de preceptoria, que contribuiu para expandir sua mente e enxergar um mundo com diversas possibilidades, inclusive de ser criador de mangás. Dois anos depois, após conhecer a revista mensal Action Hiken, Michel tomou conhecimento da competição que a organização realizava e ficou animado com a probabilidade de participar.

Em 2020, após completar quatro anos de CEAP e aumentar suas habilidades manuais, Michel V.P., nome artístico do aluno, decidiu se aventurar durante a pandemia e se inscrever no 6º Concurso de Mangás do Estúdio Armon, em agosto, enquanto se dedicava na escola e no curso técnico em Informática.

Três meses depois, em novembro, quando já estava totalmente esgotado de se dividir entre os estudos e o que mais ama, nasceu Bichano Pong, a história de um gato jogador de ping-pong.

“Quando eu estava prestes a desistir, eu levantei a minha cabeça e coloquei a seguinte frase em meu peito: ‘Se você quer que seus sonhos se tornem reais no livro em branco da vida, esteja preparado, pois você terá que transformar todo o seu sangue em tinta’, assim persisti, e resolvi não desistir.”

Michel Pereira da Silva
História em quadrinhos

O adolescente, feliz pelo resultado final, conquistou o que mais queria, ficar entre os cinco melhores do concurso. Em 4º lugar, Michel teve sua história publicada na revista Action Plus 3 e foi aceito como membro oficial do estúdio.

Classificado como quadrinista nacional, cartunista e até mangaká, o jovem agradece o CEAP por sempre incentivá-lo e apoiá-lo desde o começo. Agora focado em novos projetos, Michel tem esperança que o hábito de consumir história em quadrinhos seja cada vez mais presente no Brasil e que um dia se torne de fato um contador de histórias profissional.