CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Voluntários da Bain & Company contribuem para o desenvolvimento de jovens do CEAP

Em parceria com o CEAP, a Bain & Company, empresa especializada em consultorias, promoveu na manhã de sábado (17), um breve treinamento sobre montagem de currículos e entrevista de emprego para os alunos da organização, que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social e estão prestes a ingressar no mundo corporativo.

Com o passar dos anos o mercado de trabalho fica cada vez mais competitivo. Diversas são as inovações que culminam no surgimento de novas especializações, aumentando ainda mais as exigências para apresentação de competências, não só técnicas, mas também comportamentais como as aptidões mentais, emocionais e sociais, as famosas soft skills, que ganham cada vez mais destaque no cenário atual.

A partir desses aspectos, a ideia do treinamento promovido pela Bain & Company, em ação de voluntariado corporativo, é proveniente de um projeto que visa o desenvolvimento das soft skills de grande parte dos jovens beneficiários do CEAP, a partir da abordagem de conteúdos recorrentes frente as novas tendências e atualizações do mercado.

No primeiro treinamento, o tema da vez tratou sobre montagem de currículos e entrevista de emprego. A voluntária Renata, então responsável pelo conteúdo, acompanhou a jornada de 3 horas com os alunos juntamente com os demais quatro colaboradores da empresa de consultoria.

O que é um currículo? Para que serve? Como montar? Perguntas como essas foram respondidas e tratadas com seus respectivos pesos de importância. Os alunos muito participativos contaram com um apoio individual advindo de cada um dos voluntários, que estavam disponíveis em todas as etapas do processo de estruturação e apresentação visual do CV. 

Transmitindo a importância de ter um currículo bem estruturado, com informações claras, objetivas, e a organização pontual das competências técnicas, os jovens começaram a desenhar a arquitetura de informação de seus currículos. A organização das informações, a forma como ela é apresentada, é um fator que contribui diretamente para momentos decisivos na escolha dos recrutadores frente aos perfis envolvidos em determinados processos seletivos.

Evento plausível capaz de potencializar os diferenciais dos alunos do CEAP, facilitado principalmente pelo bom engajamento e em ambas as partes envolvidas. Relação coroada com ótimos resultados, nas quais 93% dos jovens acreditam que:

  • É alta a relevância do treinamento para o desenvolvimento de suas soft skills;
  • É alto o nível de impacto que a experiência alcance em suas vidas;
  • Influencia muito para a abertura de novos horizontes.

“Essas experiências são muito importantes para diminuir nossa insegurança perante os desafios encontrados no ambiente profissional e na busca pelo primeiro emprego, muito obrigado!!”

Luiz Vinicius, aluno do 4° semestre do curso Técnico em Informática.

Oferecendo cursos técnicos-profissionalizantes para jovens entre 10-18 anos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, o CEAP está localizado no bairro de Pedreira, zona sul de São Paulo. Ao longo de sua história, contemplada por 34 anos, a organização já beneficiou mais de 7.000 jovens, formando cidadãos íntegros que transformam o mundo através de seu trabalho, realizado sempre a serviço de cada pessoa e da sociedade.