CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Voluntariado Corporativo no CEAP

A cada dia que passa, o mercado de trabalho torna-se mais competitivo e exigente. Com isso, a formação e qualificação profissional de jovens convertem-se em um dos mais importantes processos educacionais para o desenvolvimento da sociedade.
Pensando nisso, o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – vem oferecendo um ensino de qualidade há mais de 3 décadas, este sempre atrelado ao desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
Entretanto, é importante ressaltar que a transformação social através da formação profissional não é um papel para apenas uma instituição realizar de forma isolada, e sim uma tarefa coletiva, que una diferentes segmentos e setores da sociedade.
Seguindo esta ideia, empresas parceiras do CEAP decidiram atuar diretamente com os jovens atendidos, de forma a ajudá-los em seu desenvolvimento através de palestras, workshops e outras atividades.
No dia 16 de agosto, foi promovido mais um dia de preparação para a FeCEAP – Feira de Inovação e Ciências do CEAP – e, com isso, recebemos novamente a Orientadora Dow do projeto “Dinheiro: Mais que um Pedaço de Papel”.
No dia 20 de agosto, foi realizada uma palestra da Dow no CEAP sobre a importância dos estudos e da valorização das oportunidades quando as mesmas aparecem. Na ocasião, as palestrantes focaram na importância de acreditar em si mesmo.
No dia 23, ocorreram duas palestras. A primeira foi da equipe da Isa CTEEP para o público mais jovem, de 11 a 12 anos, sobre redes de transmissão e medidas de segurança para evitar possíveis acidentes. Na palestra, foi falado muito sobre temas cotidianos que podem causar perigosas situações e como evitá-los. Já a segunda, foi realizada pela Liberty Seguros, para o público mais velho, de 15 a 18 anos, e a palestra teve como tema o Design Thinking, como usá-lo para criar novos projetos e inovações atrativas para o mercado.
Para finalizar, no dia 28 de agosto, os alunos da turma de Redes de Computadores foram convidados a visitar a fábrica da Isa CTEEP que fica em Jundiaí. Para isso, 29 jovens viajaram à cidade para conhecer de perto o processo produtivo da empresa.
O CEAP agradece a todos os parceiros que atuaram diretamente com os jovens beneficiados pelas parcerias ao longo do mês de agosto e reitera que estará sempre de portas abertas para recebê-los novamente!