CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Primeira ação de voluntariado corporativo entre CEAP, Afesu e ICSHG em 2019

Aconteceu na última segunda-feira (17) a primeira ação de voluntariado corporativo entre o CEAP e o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo (Instituto CSHG) em 2019, marcando a participação direta da Afesu, reunindo mais de 50 pessoas – entre colaboradores voluntários e jovens beneficiários que, em uníssona harmonia, buscavam a troca de experiências – e proporcionando um ambiente rico e intenso em termos de conhecimentos e novos horizontes.

A Afesu, organização não governamental sem fins lucrativos com mais de 50 anos de história, trouxe 24 meninas, mescladas e divididas entre os projetos de Gestão e Tecnologia Aplicada e Gastronomia e Eventos oferecidos pela instituição. Vieram do CEAP 26 alunos de destaque em seus cursos técnicos de administração, redes de computadores e informática.

As duas instituições que atuam há anos em sinergia e boa relação na região de Pedreira, transformando a vida de diversos jovens em situação de vulnerabilidade social, e transpareceram, mais uma vez, na ação de voluntariado corporativo, a educação além da educação. E o resultado foi dos melhores, atendendendo às expectativas e cumprindo com o objetivo de motivar e investir na capacitação e no aperfeiçoamento da formação humana e profissional dos jovens.

O ambiente criado e proporcionado pelo Instituto CSHG foi o principal parâmetro para o alcance de resultados tão positivos. A visita ao Credit Suisse foi bastante favorável para jovens e estudantes das organizações, que tiveram a oportunidade de desfrutar das variadas atividades que tinham à disposição, dentre palestras e um coffee break que proporcionou a interação e o networking entre alunos e colaboradores.

O tema central das palestras foi “trajetória profissional”. Os profissionais adotaram um tom de inspiração e falaram sobre trajetória de vida, desafios e barreiras superadas, oportunidades e escolhas.

Com perfis variados e extremamente compatíveis com a realidade dos jovens presentes no evento, Paulo Terin, Denise Santanna, Thalia Loiola, Waldomiro Borges e Gilberto Oliveira foram as referências que enriqueceram a visita. Cada um – com sua história, particularidade e maneira de ministrar o tema proposto – ofereceu, de forma interativa, bem humorada e descontraída, dicas e orientações para que os alunos traçassem um caminho para alcançar seus objetivos.

Em levantamento feito com os beneficiários do CEAP, 96% acreditam que é alta a relevância da visita para o seu desenvolvimento humano, acadêmico e profissional. Lucas Evangelista, atual aluno do primeiro semestre do curso de administração do CEAP, disse: “As dicas que eu absorvi foram essenciais para o meu crescimento acadêmico. Adquiri uma nova perspectiva que reforçou ainda mais a importância dos estudos para o meu desenvolvimento”.

O CEAP é uma organização não governamental fundada em 1985 e já beneficiou mais de 7.000 jovens. O modelo pedagógico diferenciado da instituição cria condições para a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo com seu trabalho: 92% dos beneficiários que passam pelos cursos técnicos da organização ingressam na universidade, e 70% entram no mercado nos três primeiros meses após a formação.