CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

VI Fórum CEAP

No momento em que se coloca em discussão mudanças no sistema de ensino médio no País, o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – promoveu evento com foco em Educação e Inovação Social como instrumentos de desenvolvimento e transformação social.
Em sua sexta edição o “Fórum CEAP. Educação, além da educação.teve como temas a Educação, Empreendedorismo, Tecnologia e o Investimento Social Privado”
O evento realizado no último dia 21 de outubro reuniu na sede da organização diversos especialistas, acadêmicos e profissionais de diversas áreas para um debate e troca de experiências. Na ocasião recebemos Srta Tábata Amaral, formada pela Universidade de Harvard e fundadora do Mapa Educação, para a palestra de abertura com o tema “Sociedade em Transformação”. Na ocasião a palestrante contou um pouco de sua história de vida: nascida na periferia de São Paulo, com muito esforço, persistência e aproveitamento das oportunidades, rompeu a enorme barreira onde somente pequena parcela da população tem acesso à cultura e educação de qualidade. Uma história que inspira as novas gerações a buscarem através do seu esforço e trabalho um crescimento pessoal e profissional.
No primeiro painel do evento foi debatido a influência da tecnologia e da inovação na Educação e para isso recebemos o Diretor de Educação da Microsoft Brasil – Antônio Moraes- , o Professor da USP e especialista em educação – José Moran – e também fomos representados no painel pelo coordenador pedagógico do CEAP – Alison Rocha. Diante das transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo contemporâneo, a escola vem sendo questionada acerca do seu papel nesta sociedade, que exige um novo tipo de trabalhador, mais flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente, que atenda às demandas dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade. A escola deve também inovar e desenvolver novos conhecimentos, capacidades e qualidades para o exercício autônomo, consciente e crítico da cidadania. Para isso ela deve articular o saber para o mundo do trabalho e das relações sociais. Nesse contexto foi exposto a importância do uso da tecnologia como instrumento dessa nova escola e como usá-la adequadamente.
No segundo painel do VI Fórum CEAP debateu-se o impacto, as tendências e as práticas de Investimento e Negócios Sociais como meio de desenvolvimento da sociedade atual. Para isso promovemos uma discussão com a participação de Luciano Gurgel – Gestor de Investimentos do Yunus Negócios Sociais Brasil -, Carla Duprat – Diretora Executiva do Instituto Intercement – e Edson Sadao – Especialista em Negócios Sociais e da Professor FEI -, sendo esses mediados pelo Gerente Executivo do Instituto Carlyle Brasil – Rodrigo Zanella. Neste espaço pudemos conhecer o conceito de negócios sociais no Brasil e como ele está sendo aplicado para promoção e melhoria social.

Tivemos a participação de mais de 100 educadores, estudantes, empreendedores, representantes da sociedade civil e de empresas no VI Fórum CEAP- Educação Além da Educação. Nele reafirmou-se a necessidade da promoção de iniciativas que colaborem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Muito obrigado a todos os que prestigiaram o evento pessoalmente ou através da transmissão pela internet. Esperamos recebe-los na próxima edição do Fórum CEAP.