CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Uma aula de Empreendedorismo!

Ensinar não é apenas despejar informação em uma outra pessoa e sim guiar, ser um mediador entre o jovem e o conteúdo. E quando um aluno encontra um mentor capaz de lhe dar a autonomia, mais do que necessária, no processo de educação os resultados atingidos são incríveis e o jovem aprende que aprender depende dele.

O CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante é uma organização tradicionalmente conhecida por adotar um modelo pedagógico diferenciado dentro e fora das salas de aula, porque foca no ser humano como individuo, entende que cada um possui uma necessidade, um ritmo, um tempo e que todos possuem um grande potencial. No fundo cada jovem só precisa ser lapidado.

Para formar o jovem de uma forma completa, seja no âmbito humano ou profissional, o CEAP conta com uma equipe de professores em constante processo de formação. Que acabam se aprimorando no uso de novas metodologias, como O PBL (Project-Based Learning) onde a responsabilidade da aprendizagem é transferida do professor para o estudante. Porém parte do professor a iniciativa de desenvolver novas atividades, de repensar a sua aula, de torná-la uma grande experiência.

Nesse sentido no segundo e no quarto semestre do curso técnico de Administração, os alunos do Professor Fernando Aun, se aprofundaram de uma forma um pouco diferente na matéria. Foi desenvolvido em conjunto com os jovens um jogo completo de administração de empresas. O foco da atividade, baseada em informações reais de mercado, foi desenvolver e aprimorar competências, avaliar como os jovens empreendedores, donos durante o jogo de mini mercado, calculavam e corriam riscos, avaliavam cenários e desenvolviam diferentes estratégias de acordo com o posicionamento da sua marca.

Os alunos divididos em diferentes grupos, cada um com um diferente capital inicial adquirido através de empréstimo, foram responsáveis por criar todo o planejamento, por investir, determinar o preço, fazer campanhas de marketing e vender os seus produtos para atingir os seus respectivos objetivos (lucro e participação de mercado).

No final da atividade todos os grupos foram avaliados e premiados com muita festa e receberam um certificado do Conselho Regional de Administração entregues em mãos pelo executivo do Grupo Dia, Sr. Veimar Draganov e pelo coordenador pedagógico da organização Sr. Alison Rocha. Parabenizamos a todos os alunos pelos excelentes projetos e o professor pela grande iniciativa!