Page 42 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 42

 Ações no CEAP
  42
Dia do Voluntário Telefônica
Já não é de hoje a relação entre CEAP e Fundação Telefônica Vivo. A parceria, que teve início em 2019, se estreitou mais uma vez através do acontecimento da terceira edição do Dia do Voluntariado Telefônica na instituição, em outubro do ano passado.
Com o objetivo de imergir os jovens em temas da atualidade, colaboradores voluntários realizaram diversas palestras a distância sobre desenvolvimento humano (pós pandemia), apresentação pessoal e técnicas de oratória, noções de programação, o mundo da universidade, lógica e muito mais.
Mais de 200 alunos dos cursos técnicos foram beneficiados com os bate-papos e, ao final do evento, em celebração ao projeto, o CEAP foi condecorado com uma placa por ser uma das organizações selecionadas mundialmente.
IMPACT DAY
Há um ditado que diz que uma gota de exemplo vale mais do que uma tonelada de conselhos. O exemplo traz o resultado das ações. Por isso foi tão importante para os estudantes do CEAP a conversa com o presidente da Discovery Latin America / US Hispanic, Fernando Medin, dentro da programação do Impact Day, evento global promovido anualmente pela empresa, que estimula a ação de voluntariado de seus colaboradores.
Falando sobre “Os Desafios de Uma Carreira de Sucesso”, Medin compartilhou com os jovens os desafios e superações que vivenciou desde sua infância e juventude em uma família de classe média de Buenos Aires até chegar a um cargo de destaque na Discovery, uma das principais
empresas globais de comunicação, presente em mais de 220 países. O encontro online foi uma das ações realizadas com o CEAP durante a 12a edição do Impact Day, que acontece simultaneamente em todo o mundo, nos mais de 40 países em que a empresa tem escritórios, e envolve mais de 10 mil voluntários. Houve ainda outras palestras com os estudantes, além de conversas dos profissionais do centro educacional com a equipe da Discovery, para apresentar as experiências do projeto.
O objetivo da iniciativa, esclarece Mermelstein, é retribuir às comunidades em que a companhia atua. São realizadas várias ações pelo mundo, como promoção de workshops, distribuição de alimentos, revitalização de escolas, limpeza
de centros da comunidade, estímulo à adoção de animais, entre outras, de acordo com as necessidades e realidade social de cada país.
O diretor de Comunicação conta que o evento já teve vários focos ao longo de mais de uma década e que nos últimos anos, não apenas o Impact Day, mas toda ação de responsabilidade social da Discovery tem se voltado à questão da desigualdade social, para a promoção da equidade, buscando atuações que possibilitem diminuir as diferenças sociais. “Com esse propósito nos aproximamos do CEAP, mesmo antes do Impact Day, porque identificamos que é uma entidade que pode nos ajudar a estar
em contato com esses jovens e entender como contribuir com as necessidades dessa população”.
Algumas iniciativas foram realizadas ao longo
de 2021 com esse objetivo. Boa parte deles se conectaram com os estudantes via Linkedin
e mantiveram essa comunicação, cedendo
seu tempo e conhecimento para apoiá-los e orientá-los. O evento é importante e cria vínculos que permanecem. Com os bons resultados, o diretor de Comunicação afirma que o objetivo
é continuar a parceria com o CEAP e seguir contribuindo com o aprimoramento dos jovens.
 















































































   40   41   42   43   44