Page 28 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 28

 28
Curso de
Formação de Pais
Envolver os pais durante o processo educativo pode fazer toda diferença para o jovem conseguir concluir ou não sua formação. Também tem implicações na qualidade do aproveitamento do curso, na dedicação e comprometimento do aluno.
Com o aumento da quantidade de famílias delegando o papel de educadores à escola, crescem os problemas com a educação de crianças e jovens. Segundo o Todos pela Educação, atualmente no Brasil 40,8% dos jovens não concluem o ensino médio
até os 19 anos, enquanto 24,1% das crianças não terminam o ensino fundamental. Considerando esse impacto que a atuação dos pais têm não apenas nas condições educacionais dos jovens, mas para toda a vida, o CEAP realiza o curso de Formação de Pais.
Quando os pais são bem formados, recebem instruções e se envolvem verdadeiramente no processo educacional dos filhos, o impacto na vida dos jovens é muito maior. Como consequência, o ambiente familiar se transforma de forma bastante positiva.
Para Carinhato, o curso ganha ainda maior relevância no momento atual, em que há muitas informações nas redes sociais, mas as pessoas, em geral, não têm tempo para se formar e encontram barreiras para encontrar o que é realmente relevante, por não ter ninguém para ajudá-las a descobrir isso.
Outro benefício importante: a troca de experiências permite entender melhor como lidar com as dificuldades da vida. “Ajudo o CEAP na formação de pais desde 2010 e é muito gratificante para mim, é
um grande dom que Deus nos deu e temos o dever
de dividir com os demais. Aprendo muito com os pais; sempre saio cansado, mas de alma lavada, muito feliz por poder contribuir com esse maravilhoso projeto que nada mais é do que ajudar os outros a serem melhores”. Com a convicção de que os pais são os principais responsáveis pela formação dos filhos, a instituição apóia e investe na atuação da família como protagonista na desafiadora missão de educar.
 























































































   26   27   28   29   30