Page 27 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 27

 “Com os alunos do 6o ano, falamos desde
o mais básico, sobre higiene pessoal, alimentação, educação e comportamento com os demais. Para os mais velhos, abordamos temas de Antropologia para que compreendam porque o homem é superior às outras espécies animais e entendam como funciona a inteligência e o reto uso da liberdade com responsabilidade”, diz Tanahara. “Dependendo da idade, vamos ensinando como lidar com as dificuldades do dia a dia. Estimulamos e destacamos
a importância da resiliência para estudar em duas escolas; a capacidade de se organizar, colocando um horário para cada atividade; o desenvolvimento do altruísmo, a capacidade de trabalhar em equipe e o respeito aos demais”.
A metodologia do CEAP inclui importantes ações para esse desenvolvimento humano, como as atividades de preceptoria e as reuniões de pais. Parte de um alinhamento de todos os educadores com os valores da instituição, com respeito à família e a atenção à comunidade.
Tanahara considera a preceptoria a iniciativa mais maravilhosa do centro educacional.
“O preceptor pode descobrir verdadeiros diamantes que estão escondidos. É um atendimento personalizado com o aluno,
em que o ajudamos a se conhecer e se
Quando os alunos se deparam com as dificuldades do mundo percebem o quanto a formação do CEAP os ajuda a dar as respostas certas e a tomar as decisões corretas. Os pais ficam fãs do CEAP, muitos seguem como voluntários e ajudam na divulgação da escola.
desenvolver em vários aspectos; humano, cultural, ético, espiritual e profissional. Uma conversa em que o ajudamos a pensar e a tomar decisões que ele mesmo quer realizar, ser protagonista de sua história”.
O diretor de Formação acredita que o aluno bem auxiliado e formado pode fazer muito e ajudar muitas pessoas. “Ele descobre quem ele é, percebe suas capacidades e seus limites, aprende a ser responsável e entende que tem uma luz própria”.
Outro braço fundamental da formação humana é o curso de formação de pais, peça essencial no projeto educacional. No curso são destacados aspectos básicos importantes, como a relação do casal e da família, a comunicação, o bom exemplo, as tarefas na casa, alimentação, o sono, estudo, trabalho, lazer e a convivência entre eles. “Falamos
aos pais que quem educa são eles e não a escola. Investir tempo na família é o melhor investimento do mundo”.
Segundo Tanahara, quando os pais começam a colocar em prática as ações e conselhos, percebem a mudança e o crescimento de todos, passam a ter mais paciência, a ouvir melhor, dialogar e todos se interessam pelo que acontece na vida dos outros, além de se sentirem mais unidos e felizes.
Ricardo Seiji Tanahara
Diretor de Formação Humana
27
   


















































































   25   26   27   28   29