Page 33 - Relatório Anual CEAP 2019/2020
P. 33

  VOLUNTARIADO CORPORATIVO MENTORIA PROFISSIONAL
Este programa do CEAP visa estreitar laços entre os alunos e as empresas por meio do acompanhamento do jovem (mentorado) por um profissional (mentor) de uma grande empresa. Entre elas, Dow, Cielo e Intel. A duração é de 2 meses. Em 2019, nossa primeira turma, foram 13 mentorados, que tiveram encontros presenciais e a distância com os seus mentores. Um de nossos jovens participantes, Daniel Lacerda Caridade, formado no curso técnico de administração de empresas, acabou sendo contratado pelo Craft Group, que atua no transporte internacional de carga marítima e aérea.
Num primeiro momento do programa, é feita uma análise geral da formação pessoal e das aspirações profissionais do jovem. Numa segunda etapa, parte-se para instrução profissional, com dicas para montar o currículo, se preparar para uma entrevista de emprego e até uma eventual dinâmica de grupo. Durante o processo todo, o mentor procura identificar e desenvolver no mentorado as chamadas soft skills, habilidades comportamentais fundamentais para o crescimento profissional atualmente.
“O trabalho de mentoria,
em qualquer área, é algo fundamental, embora pouco usado no Brasil. Poder passar a estes jovens um pouco das suas experiências profissionais e de vida, ajudá-los a achar caminhos e ver estas pessoas crescendo, é algo sensacional.”
Mauricio Ruiz
Especialista em Negócios e Mentor de Start-up
  33



























































































   31   32   33   34   35