Page 13 - Relatório Anual CEAP 2019/2020
P. 13

 No Brasil, a evasão escolar, principalmente no ensino médio, ainda é alta. Dados divulgados pelo IBGE em 2019 indicaram que apenas 69,3% dos jovens de 15 a 17 anos cursavam a série adequada para a sua idade ou já haviam concluído o ensino médio. Os demais, 30,7%, ou estavam atrasados ou já tinham evadido a escola.
Um outro levantamento, feito pela organização da sociedade civil Todos pela Educação, apontou que, em 2018, apenas 63,6% dos jovens de 19 anos matriculados concluíram o ensino médio.
O abandono escolar e o desinteresse pelos estudos podem acontecer por diversos fatores, que vão desde questões econômicas (ter de trabalhar desde muito cedo para ajudar a família) passando por metodologias de ensino obsoletas
e maçantes até a falta de participação dos pais no processo educacional dos filhos.
Assim, nosso Curso de Formação de Pais é uma poderosa ferramenta que contribui para o êxito escolar. Quando a família se envolve, o aproveitamento do aluno é maior. Crianças e jovens sentem-se valorizados e seguros quando percebem que os pais se interessam por sua vida escolar.
No CEAP, entre 2016 e 2017, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) desenhou uma pesquisa para avaliar o impacto do curso de formação de pais. Os achados do trabalho confirmaram que a visão da instituição está sendo seguida: “Ser uma instituição catalisadora do desenvolvimento humano, integrando a família, professor e aluno.”.
VEJA ALGUNS RESULTADOS:
Os alunos do CEAP respeitam os professores 32% a mais que alunos de outras escolas.
As famílias do CEAP aprendem a ouvir 49% a mais uns aos outros em relação às famílias de outras escolas.
Os alunos do CEAP conversam 52% a mais em casa em relação aos alunos de outras escolas.
As famílias do CEAP aprendem a ouvir 49% a mais uns aos outros em relação às famílias de outras escolas.
POR QUE ENVOLVER OS PAIS?
  13






















































































   11   12   13   14   15