Page 12 - Relatório Anual CEAP 2019/2020
P. 12

ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Aqui no CEAP, nosso processo de seleção tem alguns critérios. Entre eles, morar na região da instituição e ter um baixo nível socioeconômico. Mais relevante do que esses dois itens, no entanto, é os pais ou responsáveis se comprometerem a acompanhar de perto a formação do aluno. Esse comprometimento é fundamental para nós. Educação, afinal, não é responsabilidade exclusiva da escola. Pelo contrário. Somos apenas um meio que auxilia os pais na educação. Pais bem formados e informados influenciam positivamente o desempenho dos filhos e, consequentemente, todo o ambiente familiar.
DEZ ANOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PAIS
Para ajudar os pais na tarefa de educar, o CEAP oferece para as famílias dos alunos ciclos de palestras e debates mensais sobre assuntos que cercam o ambiente familiar atual. Os temas abordados incluem temas tais como a prevenção do uso exagerado de celulares, como acompanhar e a motivar o estudo dos filhos, como ajudar os filhos a que sejam independentes e responsáveis, como fortalecer as relações familiares, dentre outros.
Exigimos um mínimo de 75% de presença dos pais ou responsáveis ao longo do ano. Caso fiquem acima desse índice, o jovem tem a vaga garantida no ano seguintes, sem precisar passar por um novo processo seletivo.
O curso de formação de pais foi criado em 2009. Começou com uma turma de 23 pais e 1 moderador/palestrante. Em 2019, ao completar dez anos, chegamos a 1.500 pais divididos em 16 turmas e 20 moderadores/ palestrantes. O sucesso da metodologia é tão grande que planejamos replicar em outras organizações.
“Nós temos alunos, mas nós temos famílias. O CEAP é uma organização de famílias, todos os pais que têm os filhos lá vão regularmente à escola, tendo curso de formação, contatos com os professores e passam a ter um sentido de unidade de vida. Eu tenho a impressão de que
se outros adotassem o mesmo estilo que nós adotamos, o Brasil teria um perfil bem diferente.”
Dr. Ives Gandra
Presidente do Conselho Consultivo | CEAP
    12
























































































   10   11   12   13   14