CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Professores do CEAP recebem curso para digitalização do ensino

Com o rápido avanço tecnológico dos últimos tempos, as relações interpessoais passaram por uma grande transformação. Diversas formas de comunicação foram inventadas e outras, já existentes há décadas, foram extremamente facilitadas e aprimoradas. Em paralelo à todas estas mudanças, o cenário da aprendizagem também passa por um processo intenso de modernização.
Pensando nisso, a Universidade Federal do ABC, através da ProEC – Pró-reitoria de Extensão e Cultura –, desenvolveu, para professores e preceptores do CEAP, o curso “Pedagogia de Projetos com Arduíno para Professores do Ensino Fundamental”, que teve como principal objetivo apresentar uma metodologia digital de ensino através do Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única.

Entre diversos assuntos abordados no curso, os professores do CEAP tiveram contato com Robótica Educativa, Identificação de Habilidades e Necessidades, e Pedagogia de Projetos, assuntos estes fundamentais para a capacitação de professores que desejam estar em sintonia com o modelo de aprendizagem atual.
O curso com duração de 40 horas presenciais foi lecionado pelo Dr. Mário Minami, Doutor na área Multimídia do curso de Engenharia da Informação e atual Coordenador e Professor do projeto Robótica Pedagógica das Engenharias da UFABC. Segundo ele, “os professores foram formados dentro de um contexto analógico. A ideia do curso é passar uma visão digital.”.

Os primeiros resultados do curso de capacitação já podem ser vistos. Segundo o Professor e Preceptor Anderson Ferreira, “o curso foi muito proveitoso por nos colocar em contato com uma nova abordagem de ensino.”. Ao término do curso, um certificado expedido pela Universidade Federal do ABC será entregue aos concluintes.

Como uma instituição que oferece ensino técnico, voltado em sua maioria para a área tecnológica e de inovação, é extremamente importante para o CEAP que seus professores se atualizem e fiquem cada vez mais cientes da importância de acompanhar as tendências de ensino atuais e os novos modelos de aprendizagem. Estar aberto às rápidas e constantes mudanças do cenário atual é essencial para que se obtenha a eficácia de ensino.

O CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante –, fundado em 1985, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que funciona no modelo de escola profissionalizante gratuita, e oferece anualmente cursos técnicos, profissionalizantes e de complementação escolar, para cerca de 700 jovens entre 10 e 18 anos matriculados no ensino regular.