CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Parceria permite a inauguração do Laboratório de Criatividade e Inovação

Nos últimos tempos, com o avanço tecnológico e o aumento da competitividade, as habilidades socioemocionais tornaram-se cada vez mais necessárias e atrativas. É de suma importância que o jovem de hoje seja instruído a desenvolver não apenas conhecimentos técnicos e científicos, mas também sua inteligência emocional.
Pensando nesta questão, o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante –, instituição de ensino que oferece cursos profissionalizantes com foco na formação humana dos beneficiários, juntamente com o Instituto Tellus, organização que visa melhorar a qualidade dos serviços públicos do Brasil, desenvolveram o projeto “Área 21”.
A Área 21 consiste em um laboratório maker que objetiva estimular a criatividade e inovação de 320 jovens entre 14 e 18 anos que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social. O nome se dá ao fato de que serão desenvolvidas as competências e habilidades socioemocionais do século XXI, tais como cooperação, pensamento crítico, resolução de conflitos, integridade, profissionalismo, ética, dentre várias outras.

No dia 4 de maio de 2018, a Área 21 foi oficialmente inaugurada em um evento que contou com a ilustre presença dos representantes e colaboradores das quatro instituições que tornaram a execução do projeto possível: CEAP, Instituto Tellus, Brasilprev e CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Tanto a Área 21 quanto o evento em si foram grandes marcos na história das instituições envolvidas, pois, além de ser um grande projeto de alto impacto social que aumenta a criatividade de seus beneficiários em cerca de 12%, trata-se de um programa que envolve diretamente o primeiro, o segundo e o terceiro setor do sistema social.

O CEAP agradece ao Instituto Tellus, à BrasilPrev e ao Governo do Estado de São Paulo por meio do CONDECA por acreditarem no trabalho desenvolvido pela instituição de ensino e por propiciarem a realização deste projeto.