CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Parceria entre Intel, Afesu e CEAP inaugura primeira ação de voluntariado corporativo de 2020

Após um ano de 2019 repleto em ações constantes de voluntariado corporativo entre CEAP e Intel, as expectativas para o ano de 2020 foram reafirmadas após o primeiro evento que fomenta ainda mais a parceria, permitindo, principalmente, o elo entre voluntários da empresa e alunos da organização. Acontecido na última quinta-feira (27), o evento também contou com a participação da Afesu, ONG co-irmã do CEAP que também será beneficiada ao longo de mais um ano letivo.

A ação conhecida como “Aluno Espelho” agitou e descontraiu a tarde no escritório da Intel, um atrativo que reuniu mais de 30 pessoas – entre colaboradores voluntários e jovens beneficiários que, em uníssona harmonia, buscavam a troca de experiências – visando transparecer, na prática, aquilo que os jovens aprendem de forma teórica em sala de aula, explorando a vivência e realidades do mercado de trabalho.

A Afesu, organização não governamental sem fins lucrativos com mais de 50 anos de história, levou sete meninas, mescladas e divididas entre os projetos de Gestão e Tecnologia Aplicada e Gastronomia e Eventos oferecidos pela instituição. Vieram do CEAP oito alunos de destaque em seus cursos técnicos em Administração, Redes de Computadores e Informática.

Da mesma forma e, complementando o laço harmônico proporcionado pela ação como um todo, a participação da Intel foi essencial, marcada pelo gerenciamento das colaboradoras Bárbara Cavalcanti e Carolina Prado, que atuaram em todos os detalhes, engajando um time de voluntários que proporcionou aos alunos um ambiente rico e intenso em conhecimento e abertura de novos horizontes, a partir de áreas de atuação diversas – administrativo, business inteligence, business marketing, comunicação, engenharia e tecnologia.

Ações como essas tem se tornado cada vez mais frequente no calendário de voluntariado, principalmente no envolvimento entre CEAP e Afesu, duas organizações que atuam há anos em sinergia e boa relação na região de Pedreira, transformando a vida de diversos jovens em situação de alta vulnerabilidade social. E a aposta para a continuidade e consolidação nesse envolvimento é alta, principalmente olhando para os resultados de feedback por parte dos alunos – em levantamento realizado, 94% acreditam que foi alta a relevância da visita para o seu desenvolvimento humano, acadêmico e profissional. 

Número expressivo que se consolida em depoimento anônimo de um jovem que esteve presente durante o evento – “Gostei muito da experiência pois pude conversar com alguém da área em que quero seguir, também vi como é estar no dia a dia da profissão, algo muito bacana, principalmente quando acompanhada da voluntária Mariana e também do João, ótimos como pessoas e profissionais. Obrigado pela oportunidade!!”

O CEAP é uma organização não governamental fundada em 1985 e já beneficiou mais de 7.000 jovens. O modelo pedagógico diferenciado da instituição cria condições para a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo com seu trabalho: 92% dos beneficiários que passam pelos cursos técnicos da organização ingressam na universidade, e 70% entram no mercado nos três primeiros meses após a formação.