CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Mentoria: por que ela é indispensável para você se tornar um profissional de sucesso?

Primeiramente, a mentoria possui duas grandes funções que, juntas, promovem um excelente desenvolvimento de carreira para qualquer profissional. A primeira função é “Apresentação de Funções de Determinada Carreira”, onde o mentorado é exposto a experiências completamente novas a respeito de uma área de seu interesse. Já a segunda função é o “Papel de Modelo do Mentor”, que se torna uma das principais influências para o seu mentorado, que tem a perspectiva de se tornar um bom profissional. Logo, mentor e mentorado crescem juntos.

O que é a mentoria e quando ela surgiu?

A mentoria, ou mentorship para os mais técnicos, é uma das maneiras mais conhecidas para se capacitar profissionais. De acordo com um estudo de expectativas de mentores e mentorados. Ela surgiu como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional, nas empresas em torno da década de 1970. E com o passar dos anos, ela evoluiu ao lado das mudanças no mundo do mercado de trabalho.

Nas últimas décadas, o conceito do “o que é trabalho” se transformou da água pro vinho. Antes o foco profissional era se concentrar em produzir coisas e trabalhar na manufatura. Atualmente, o mercado de trabalho é globalizado e exige mais autonomia de seus profissionais.

Nos anos 80, os profissionais almejavam estar no topo da organização em que começaram suas carreiras, porém esse cenário mudou. Os trabalhadores têm mais escolhas e demandas atualmente. Dessa maneira, com os empregos temporários, devido a infinitas possibilidades de entrar no mercado de trabalho, a maioria das pessoas hoje em dia negam querer investir sua vida inteira em uma só empresa.

Com esse dado em mãos, é possível afirmar a importância da mentoria. Pois com ela é possível propagar o aprendizado de pessoas mais experientes de qualquer área. Então, por isso, ela acaba se tornando indispensável para os profissionais. Até porque, um mentor pode compartilhar as suas habilidades técnicas e comportamentais, seus e erros e acertos, e muito mais. Ele é quase um professor. Dessa forma, ele colabora no desenvolvimento da carreira de uma pessoa, e muito provavelmente, em seu sucesso profissional. Logo, o mentor acompanha os passos de seu mentorado ensinando, apoiando, tirando dúvidas e garantindo a sua evolução profissional. Além de, claro, o próprio mentor é capaz de reaprender tudo o que sabe sob a perspectiva de seu aprendiz.

Como ela é aplicada no CEAP?

No CEAP, os seus jovens dos cursos técnicos contam com um programa de mentoria temático, onde cada aluno pode escolher uma determinada área para aprofundar os seus conhecimentos. Assim, a organização investe não só na formação humana, mas também na formação profissional de seu estudante como um todo.

A instituição oferece os seguintes temas: Mercado de Trabalho, Carreira em TI e Educação Financeira. Graças aos mentores voluntários de empresas parceiras, como CDF, Red Ventures, Leroy Merlin, Intel, Corteva, Porto Seguro, Credit Suisse, IBM e entre outras incríveis organizações. Dessa forma, juntos ao CEAP, eles tornam isso possível. Como resultado, essa ação consegue impactar cada vez mais jovens.

A experiência foi gratificante e engrandecedora, foi um momento de troca e, muito mais que ensinar, percebi que aprendi muito e terminei esse ciclo com a certeza de que ‘quando dormimos com privilégios temos que acordar com responsabilidades’ (citação de Maitê Schneider) e essa responsabilidade é saber que nosso trabalho pode promover o crescimento de outras pessoas.”

Enedina Luz, Analista Sênior de Recursos Humanos da Unisys em depoimento sobre a mentoria do CEAP no portal Aberje

Definitivamente, a mentoria é uma das atividades preferidas dos alunos da instituição. Nela eles são capazes de aprender coisas novas e expandir o seu networking. Dessa forma, reforçando o modelo educativo do CEAP, esse programa de voluntariado, realmente, consegue fazer com que o jovem “suba nos ombros de gigantes” e que, consequentemente, se torne um grande profissional.