CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Jovens Iniciam a sua trajetória profissional

Para muitas instituições formar um aluno é o ápice do seu trabalho – uma vez que o jovem concluiu o curso, o “objetivo” foi cumprido satisfatoriamente. Isso não é algo ruim. No entanto para o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – embora esse fim de ciclo seja importante e motivo de muita felicidade, ele é apenas o início de uma etapa maior: o ingresso e colocação profissional do antigo aluno no mercado de trabalho. 

Arrumar o primeiro emprego ou o primeiro estágio não é das tarefas mais fáceis para os jovens. Pensando nisso o CEAP possui um Núcleo de Estágios e Colocação Profissional que busca parceria com empresas para aproximar os jovens das potenciais vagas no mercado de trabalho. Hoje 75% dos alunos da organização são empregados em até 3 meses após a conclusão do curso. E o que conseguimos perceber, ao longo desses 30 anos e depois de termos formados mais de 5 mil jovens, é que o grande diferencial de quem faz os cursos profissionalizantes do CEAP não é apenas o ensino de qualidade, reconhecido pelo MEC e comprovado pelos antigos alunos no mercado de trabalho, mas principalmente a metodologia educacional adotada na qual a família é o centro da educação.

Dessa forma conseguimos mais do que formar tecnicamente o jovem – conseguimos criar condições para a formação de cidadãos íntegros que transformam o mundo através de seu trabalho, realizado sempre a serviço de cada pessoa e da sociedade. Muitas empresas reconhecem a elevada qualificação técnica que os jovens recebem nos cursos do CEAP. Mas o grande diferencial é a formação nos valores humanos, como respeito, honestidade, coerência de atitudes e comportamento que são promovidos nos alunos. 

Buscando jovens profissionais com esse perfil a empresa CDF – Central de Funcionamento, em conjunto com o Núcleo de Estágios e Colocação Profissional do CEAP, realizaram na última semana um evento de recrutamento e seleção de alunos do último semestre dos cursos técnicos de Redes de Computadores e Informática. Na ocasião mais de 15 jovens foram contratados pela empresa para atuarem na área de consultoria e resolução de problemas técnicos relacionados aos mais diversos softwares e hardwares. 

Esse foi um motivo de grande satisfação já que os jovens já sairão empregados e podem agora colocar em prática todo o conhecimento adquirido no CEAP, além de mudar sua realidade e de suas famílias! 

O CEAP é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que vem trabalhando desde 1985 na educação e qualificação profissional de jovens da região da Pedreira, zona sul de São Paulo. Conta com o apoio tanto de pessoas físicas quanto empresas para manter as suas atividades. Atualmente a organização atende aproximadamente 700 jovens por ano, em sete diferentes cursos profissionalizantes, oferecidos de forma gratuita.