CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Jovens encontram no CEAP oportunidade de mudar de vida

Quando um jovem entra no CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, após um extenso processo seletivo, muitas vezes ele não tem, naquele exato momento, a consciência de como a vida dele pode estar prestes a se transformar nos próximos anos. E quando falamos em “transformação” vale ressaltar que não nos referimos a penas as questões econômicas, modificações neste sentido de fato ocorrem, um aluno recém formado na organização aumenta em cerca de 40% a renda de sua família ao entrar no mercado de trabalho, mas nos referimos a uma mudança completa, o jovem em sua maioria proveniente de uma família de baixa renda da comunidade de Pedreira, tem no CEAP a oportunidade de, mais do que crescer profissionalmente, crescer como uma pessoa integra. E é nesse processo, que ele deixa de ser um coadjuvante e se torna protagonista do seu próprio futuro.

Esse trabalho que há 32 anos já foi realizado com mais de 6.500 jovens só é possível graças a metodologia adotada pela organização que engloba a educação personalizada e a participação da família no processo educativo dos seus beneficiários. Esta “formação humana” aliada a grade curricular que busca atender as necessidades do mercado, professores que passam por atualizações constantes e uma estrutura altamente preparada, é capaz extrair o maior potencial dos alunos e de prepara-los para as suas primeiras experiências profissionais.

Nesse contexto, são diversas as empresas que buscam no CEAP talentos prontos para serem lapidados. Dentre elas, a organização possui uma sólida parceria com a CDF – Central de Funcionamento – para o recrutamento e seleção, processo apoiado pelo Núcleo de Estágios e Recolocação do CEAP e que aconteceu no último dia 03 de julho.

A primeira etapa deste processo seletivo, para a contratação dos jovens do quarto semestre dos cursos técnico de Redes de Computadores e Informática, consistiu em uma prova teórica e uma dinâmica em grupo, onde os candidatas desenvolveram diversas soluções para problemas técnicos.

A CDF é maior provedora de suporte tecnológico Premium (PTS) do Brasil e contrata anualmente cerca de 30 jovens recém formados nos cursos técnicos, possui atualmente em seu quadro de mais de 400 funcionários, inúmeros antigos alunos do CEAP em cargos de liderança e gestão.

Hoje, o CEAP atende anualmente cerca de 900 alunos e o seu trabalho não termina após a formação dos jovens nos cursos gratuitos que são oferecidos. Graças a iniciativas como o Núcleo de Estágios e Recolocação e a plataforma de contratação, CEAP Vagas, que conecta antigos alunos a oportunidades de trabalho em grandes empresas, 70% dos alunos recém formado acabam empregados em até 3 meses após formados.
O CEAP agradece a CDF pela parceria.