CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Jovens apresentam projetos no Demo Day

O ano está acabando e com ele os alunos concluem mais um importante ciclo de aprendizagem. No último dia 05 de dezembro, foi a vez da turma do Laboratório de Criatividade do CEAP de mostrar para o público, no Demo Day, um pouco do conteúdo que foi aprendido, ou melhor dizendo, desenvolvido em 2018.

O Demo Day, ou dia de demonstração, é um evento onde os alunos têm a oportunidade de apresentar para os familiares, amigos e adeptos por inovação de diferentes regiões, os projetos que foram pensados para solucionar problemas específicos de suas respectivas comunidades.

No desenvolvimento dos trabalhos, os professores atuaram como um guia, oferecendo as ferramentas necessárias, a base de conteúdo e possíveis caminhos a serem adotados, dando liberdade e autonomia aos grupos. Nesse processo, mais do que decorar ou reproduzir informações, os jovens são capazes de se aprofundar em áreas de interesse e aprender na prática o funcionamento de importantes tecnologias.

Durante todo o curso, e refletido na apresentação dos grupos, se objetivou estimular as competências do século XXI tais como cooperação, pensamento crítico, resolução de conflitos, integridade, profissionalismo, ética, dentre várias outras. Dessa forma, o conteúdo técnico, embora muito importante, vem em segundo plano dando lugar ao que realmente importa, o desenvolvimento do aluno.

O Laboratório de Criatividade, projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Tellus, consiste em um espaço Maker que objetiva estimular a criatividade e inovação de mais de 500 jovens em 2018, entre 14 e 18 anos, que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social.

O CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – é uma organização não governamental que oferece de forma gratuita cursos técnicos profissionalizantes para jovens de 10 a 18 anos. Dentre os principais diferenciais da organização está a formação personalizada de seus atendidos, onde há uma maior ênfase no individuo e na sua formação.