CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Hospital Oswaldo Cruz contribui para implementação de protocolos de segurança e saúde no CEAP

Em meados do final de junho, com o início das especulações sobre a retomada de aulas presenciais, o CEAP deu início nas preparações do ambiente para o retorno dos jovens e seus colaboradores.

A instituição contou com o apoio do Hospital Oswaldo Cruz e o Programa Escola Segura, uma iniciativa que visa garantir as condições de segurança da população escolar. Para que o trabalho fosse realizado, Ricardo Gonçalves, do departamento de recursos humanos do CEAP, e Paulo Henrique, coordenador pedagógico, participaram de cursos a distância e ficaram responsáveis por toda a implementação na organização.

A enfermeira Juliana Rentas, da assessoria do Programa Escola Segura, junto com a equipe do Hospital Oswaldo Cruz, realizaram algumas aulas aos colaboradores ensinando os métodos de prevenção contra o COVID-19. Os cuidados mencionados pelos profissionais foram sobre higienização constante das mãos, procedimento sobre o que fazer quando há um suspeito de contaminação, medição de temperatura, uso de máscaras, entre outros.

Após a videoconferência, a equipe do CEAP preparou uma cartilha com diversos métodos de prevenção que a instituição tomou ao decorrer da pandemia como rastreamento das pessoas pertencentes ao grupo de risco, incentivo a vacinação contra influenza, adequação de ambientes com pontos de dispensar de álcool gel, materiais de limpeza necessários para a higienização, demarcações de portaria e entrada da escol, controles de quantidade de alunos e colaboradores no mesmo ambiente e ações nos casos suspeitos de coronavírus.

Porteiro do CEAP realizando medição de temperatura do aluno.

As aulas, que estavam sendo realizadas a distância, continuaram de modo on-line, porém a retomada das atividades presenciais foram realizadas por etapas. Aqueles que preferiram continuar em casa não foram afetados por não comparecer. Outro método utilizado foi a rotatividade de aulas e alunos, além da capacidade máxima de 12 estudantes por turma.

Todo o plano de ação foi validado junto à direção da escola. Além do mais, todos estes procedimentos estão registrados por meio de protocolos e continuarão a ser seguidos rigorosamente pelo CEAP, os funcionários, alunos, familiares e comunidade. Todos são orientados pela equipe e terão a tranquilidade e os cuidados necessários para uma aprendizagem leve e agradável.

É garantido que, em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz e o Programa Escola Segura, temos instruções para garantir a saúde, segurança, prevenção e cuidado de todos. Estamos aptos para receber nossos alunos presencialmente.