CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Fundo Endowment do CEAP

CEAP realiza o lançamento do seu Fundo Endowment

O Fundo do CEAP busca ampliar as oportunidades para que gente com vontade e potencial possa mudar sua realidade e daqueles ao seu redor por meio da educação. Ele é constituído no modelo Endowment, que consiste na criação de um patrimônio perpétuo, cujos rendimentos reais, acima da inflação, são utilizados para algum fim ou atividade. A diferença de outras formas de filantropia que envolvem doações está na continuidade de geração de recursos.
De forma simples, os recursos financeiros são captados, aplicados no mercado financeiro, e o rendimento dessas aplicações são utilizados para financiar a manutenção das atividades do CEAP anualmente sem que haja redução do patrimônio principal do Fundo.
A criação do fundo tem por objetivo oferecer sustentabilidade financeira, autonomia e solidez ao trabalho desenvolvido pela organização. Sendo capaz de gerar receitas contínuas e proporcionar maior diversificação das fontes de recurso da instituição, permitindo um melhor planejamento e execução das atuais atividades e o desenvolvimento de novos projetos educacionais.

Dentre os principais objetivos do Fundo Endowment do CEAP estão:
• Atendimento e formação gratuita dos jovens carentes beneficiados pelo CEAP;
• Investimentos e melhoria contínua da metodologia educacional;
• Manutenção das atividades educacionais e administrativas da organização;
• Desenvolvimento de novas atividades e projetos educacionais;
• Expansão do impacto social;

O Fundo de Endowment do CEAP é gerido por meio de regulamento próprio, aprovado pela Diretoria da organização. Os recursos integrantes do Fundo são segregados do restante do patrimônio do CEAP, sendo mantidos em contas correntes e contábeis distintas da entidade. A gestão dos investimentos é um dos pilares essenciais para o sucesso do Fundo, uma vez que ela está diretamente alinhada com a perenidade do capital. Para responder a tamanha importância, o Fundo de Endowment do CEAP possui uma estrutura de investimento que atende aos preceitos de governança, transparência e profissionalismo, além de contar com a auditoria da PWC.
Nesta linha, o Fundo conta com um Comitê de Investimentos, formado por (três) membros externos e com notória competência em administração patrimonial e de recursos e que atuam de forma voluntária. Este comitê, com reuniões periódicas, é responsável por propor ao Conselho Deliberativo uma Política de Investimentos, que estabelece as diretrizes das aplicações dos recursos do fundo patrimonial de acordo com a política em vigor.
A implementação do Fundo de Endowment do CEAP vem sendo planejada desde 2016 e surgiu a partir do cenário de dependência de doações e outras formas de captação que envolve a maioria das organizações da sociedade civil no Brasil. A ideia da implementação é dar mais segurança para realização das atividades do CEAP sem depender exclusivamente de doações.
Apesar de pouco difundido, existem já fundos no Brasil que atuam no modelo de Endowment e dentre esses existem fundos relacionados a instituições de ensino como: PoliUSP, FGV. FEAUSP, Direito USP e também fundos de organizações ligadas a grandes empresas e bancos. Nos EUA esse modelo funciona faz mais tempo e está bem mais desenvolvido. Por lá, boa parte dos Fundos estão ligados à instituições educacionais.
O maior deles e o de maior sucesso é o de Havard que conta com um patrimônio de USD 36 Bilhões. Outras organizações não ficam atrás, como a Yale com USD 25 Bilhões, Stanford com USD 22 Bilhões e Princeton com USD 22 Bilhões. O menor dos fundos é o da Southern Virginia University com USD 1 Milhão.
Nosso fundo contou com apoio da consultoria de gestão Beijaflore e do Instituto Carlyle Brasil que nos ajudaram na concepção e desenvolvimento do projeto. Além deles gostaríamos de agradecer as diversas organizações da sociedade civil e fundos já existentes que gentilmente abriram suas portas para conhecermos suas operações relativas aos endowments e trocarmos informações que foram fundamentais para a implementação do Fundo de Endowment do CEAP.