CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Formação Jovens Empreendedores: professores do CEAP recebem capacitação do SEBRAE

Empreendedorismo é um dos temas principais do século XXI e vêm sendo cada vez mais incentivado entre jovens para alavancar suas carreiras e conquistarem seu espaço no mundo dos negócios. Para isso, o CEAP, em parceria com o SEBRAE, está capacitando os professores da instituição para dar início a aplicação da metodologia nos cursos técnicos profissionalizantes ainda este ano.

O curso Formação de Jovens Empreendedores visa estimular, nos adolescentes, o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor, orientando-os a entender seu potencial e suas competências, bem como despertar o interesse pelo empreendedorismo e pelo mundo corporativo. Espera-se que a partir de uma postura empreendedora, os jovens possam construir o próprio caminho e encontrar oportunidades de integração no mercado de trabalho ou na criação do seu próprio negócio, se este for seu objetivo futuro.

A partir dessas qualidades que a área pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos jovens, o CEAP irá introduzir toda a metodologia oferecida pelo SEBRAE nos cursos de profissionalização da instituição.

Durante três dias, 22 a 24 de junho, os educadores passaram por uma grande imersão de aprendizado com profissionais do SEBRAE. Ao todo, 13 professores foram capacitados para replicar as atividades propostas, principalmente no curso de Administração, no qual já apresenta a disciplina na grade curricular.

Alisson Rocha, professor de empreendedorismo do CEAP, comenta sua visão sobre o treinamento oferecido e o quanto isso impactará no seu dia a dia com os alunos:

“A parceria do CEAP com o Sebrae demonstra a preocupação em manter os professores atualizados em prol de ofertar o melhor ensino aos seus alunos. O curso ministrado nesses 3 dias foi uma verdadeira imersão no assunto empreendedorismo e sem dúvidas, saio com mais bagagem, experiência, idéias e empolgação para compartilhar os conhecimentos e técnicas com os alunos de forma a oportunizar a eles os benefícios que as metodologias ativas que foram ensinadas proporcionam.”

Com este programa, busca-se desenvolver competências de natureza cognitiva, latitudinal e aplicação para possibilitar, ao jovem, a descoberta do seu potencial, identificando, por meio de uma atitude empreendedora, novas oportunidade de atuação no mercado de trabalho. No final dos cursos, todos os alunos receberão um certificado de especialização.