CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Formação Contínua de Professores

Atender jovens nunca foi uma tarefa fácil para os profissionais da educação e talvez ela venha se tornando um desafio cada vez maior, afinal gerações como a Y, nascidos após o advento da tecnologia estão em constante mudança, possuem acesso a mais informação e construções sociais totalmente diferente do que quaisquer outras há 10 anos atrás. Por isso, um profissional dessa área mais do que nunca deve ter um papel de guia no processo educacional, colocando o aluno, no protagonismo do aprendizado.

Para tanto, há a necessidade de se compreender o jovem como individuo, a forma como se relaciona, como aprende, o que lhe interessa e o contexto social no qual está inserido. Porém, não para por aí, é preciso além da parte humana, fundamental, que um profissional da educação esteja atento as principais mudanças do mercado e da tecnologia, não só respondendo as tendências, mas antevendo-as, uma vez que professores como os do CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – tem um importante papel de preparar os alunos para atuarem como profissionais no futuro, atendendo as principais demandas da sociedade.

Nesse sentido, os professores que atuam na organização contam com todo o apoio administrativo e metodológico para a sua formação, recebendo acompanhamento durante o ano letivo, materiais personalizados adequados e capazes de auxiliar suas aulas, treinamentos pontuais, quando identificada a necessidade de atualização de determinada aula ou profissional, participação em eventos, palestras e workshops semestrais.

No último workshop realizado pelo CEAP em janeiro, em uma chácara no interior de São Paulo, antes do início de um novo semestre, os professores puderam avaliar o último ano letivo, desenvolver projetos em conjunto, sugerir e adaptar metodologias (como a PBL), além de debater melhorias para o ano de 2019.

O CEAP e organizações como a Fundação Prada, que apoia especificamente a contínua formação dos professores da organização, acredita que entendendo, ouvindo e formando bem os professores, principal elo de contato entre escola, família e aluno, é possível oferecer para os beneficiários mais do que uma educação de qualidade.

Essa metodologia vai de encontro com o objetivo do CEAP de oferecer a todos que passam pela organização, uma oportunidade de crescer como pessoa e profissional de ter e viver uma “Educação Além da Educação”.