CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Exame e IDIS citam CEAP na avaliação de impacto social

Exame, veículo de comunicação, realizou no início de setembro uma matéria sobre 24ª Oficina de Impacto Socioambiental com o tema É possível monetizar impacto social? e o CEAP foi uma das duas organizações citadas como exemplo de instituição que avalia o retorno social do investimento dos cursos técnicos perante a sociedade.

Em um estudo publicado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Social – IDIS, avaliou-se a relevância do aproveitamento do ensino aplicado do centro educacional. Este tipo de análise de custo-benefício auxilia organizações a avaliarem aspectos intangíveis de seus projetos ou programas, isto é, aspectos que criam um valor que é real, mas que por ser difícil de medir, normalmente não é considerado.

A avaliação comprova que os cursos do CEAP trazem benefícios sociais relevantes para seus participantes, que excedem em 3 vezes o investimento realizado. Isto significa que, para cada R$1 investido no projeto, são gerados R$3 de benefícios sociais, ou seja, um retorno 300% ao investir e toda a sociedade. Logo, se vê que o valor do investimento nos ensinos é expressivo e garante a qualidade da educação e da formação humana proporcionada aos jovens moradores da periferia da região.

Exame e IDIS cita CEAP na avaliação de impacto social
Matéria da Exame.

Na matéria divulgada no site da Exame, Paula Fabiani, CEO do IDIS, apresentou na Oficina de Impacto Socioambiental, evento promovido pelo Insper Metricis, a importância do processo de avaliação do SROI (Social Return on Investment) e as oportunidades geradas com novos investidores, setor no qual o CEAP está inserido.

Desta forma, é possível dizer que os trabalhos exercidos pelo centro educacional de Pedreira tem um impacto positivo, com resultado realista e forte relação entre os resultados mensurados e os investimentos realizados.