CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Como o CEAP contornou os efeitos da pandemia do coronavírus

Após a situação inusitada do distanciamento social, a área pedagógica e de formação do CEAP teve o grande desafio de se reformular para garantir o contínuo acesso do ensino de qualidade aos alunos. Diante do cancelamento das aulas presenciais decorrente da pandemia do coronavírus, os diretores buscaram novas soluções perante a um território marcado por diferenças econômicas, mas sempre atentos e respeitando o desenvolvimento pessoal de cada um.

Aulas à distância

Com a suspensão das aulas presenciais, uma das alternativas encontradas foi a utilização da plataforma Google ClassRoom, um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Através do programa os jovens recebem os exercícios, enviam as atividades, obtêm suas notas e garantem o controle de presença. Outro software utilizado foi o Canvas, uma plataforma e-learning utilizado no projeto Smart Latam.

Ações de voluntariado

Uma das atividades preferidas dos alunos, também teve que ser interrompida, porém a instituição já buscou novas possibilidades. A Mentoria Profissional, passou a ser on-line e as empresas convocadas disponibilizaram colaboradores para dar continuidade no processo de desenvolvimento de soft skills dos estudantes.

Preceptoria

O grande diferencial da organização, é a formação humana e, para isso, sempre foi necessário que o preceptor realizasse um bate-papo com o aluno, na intenção de ajudá-lo nos mais diversos âmbitos que estejam afetando seus estudos. Após o início da quarentena, o diretor de formação do CEAP, Ricardo Seiji, adaptou o diálogo para as plataformas de vídeoconferência, como o Meet, antigo Hangouts. Entre as principais pautas, são debatidos assuntos para amenizar a ansiedade durante o isolamento, sugerindo um plano de estudos e uma rotina de atividades como leituras, exercícios, cursos e lazer.

Curso de formação de pais

Com a demanda e o compromisso de continuar com o desenvolvimento de cidadãos íntegros, a instituição de ensino deu prosseguimento aos seus trabalhos e a equipe de formação começou a disponibilizar os cursos para os pais à distância. As reuniões, que aconteciam presencialmente todo mês, passou a ser transmitida por vídeos com temas diferentes publicados no canal oficial do Youtube.

Estes foram alguns dos métodos que o CEAP buscou para dar sequência na formação de mais de 1.000 jovens e suas famílias, como sujeitos dignos e que transformam o mundo através do seu trabalho.