CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP inicia uso da metodologia PBL

CEAP inicia uso da metodologia PBL para os cursos de qualificação profissional
O Project Based Learning (PBL), que significa “aprendizagem baseada em projetos“, aposta na construção de conhecimento e aprendizado de competências sócio emocionais por meio de trabalhos de investigação que respondam a uma pergunta, problema ou desafio. A partir dessa questão inicial, os alunos se envolvem em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, busca por recursos e aplicação prática da informação até chegar a uma solução ou produto final.

A aprendizagem baseada em projetos torna o aprender e o fazer inseparáveis. Aprender com o PBL tem a ver diretamente com a exploração do contexto, a comunicação entre pares e a criação a partir do conhecimento. E é especialmente na etapa final, a produção de resultados, que a tecnologia enriquece o processo: alunos podem organizar suas descobertas em formatos multimídia, fazendo uso de gráficos e tabelas, vídeos, aplicativos, ferramentas.

É importante ressaltar que, nessa metodologia, não cabe ao professor expor todo o conteúdo para que, então, a turma comece a trabalhar. São os próprios alunos que vão buscar os conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do educador – portanto, um mesmo projeto realizado por grupos distintos pode chegar a resultados completamente diferentes e, inclusive, acrescentar aprendizados diferentes. Portanto, é comum que a Aprendizagem Baseada em Projetos trabalhe a transdiciplinaridade, envolvendo competências e temáticas pertencentes a várias das matérias escolares. As habilidades para o século 21 são desenvolvidas ao longo de toda a jornada – especialmente autonomia, curiosidade, resolução de problemas , comprometimento, trabalho em equipe e comunicação interpessoal.

Pensando na busca contínua pela excelência educacional dos seus cursos, o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, por meio do apoio do Instituto Carlyle Brasil e da Fundação Prada de Assistência Social, vem desenvolvendo a partir deste ano de 2018 um programa de formação de educadores e professores na metodologia PBL. O intuito é preparar os profissionais da organização para formarem os jovens dos cursos de qualificação profissional da organização com base na metodologia e assim engajá-los ainda mais no aprendizado e prepará-los para os maiores desafios educacionais do século XXI.