CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP, FGV e VISA organizam evento de Inovação

Alunos do CEAP e intercambistas da FGV apresentam soluções financeiras inovadoras para a Visa

Substituir seus cartões do banco por um adesivo, uma pulseira, um colar ou um chaveiro com chip e nunca mais se preocupar em esquecer sua carteira ou ter total controle dos seus cartões pré-pagos através de um aplicativo. Essas são algumas das ideias que foram apresentadas nessa quinta-feira (03/08), na sede da VISA, em São Paulo, por alunos do CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante) em um trabalho conjunto com alunos estrangeiros do mestrado internacional da FGV (Faculdade Getúlio Vargas).

Os estudantes tiveram como inspiração inicial o case da Trigg, um cartão de crédito digital, onde parte do dinheiro gasto em cada compra retorna para o titular da conta. A prática é chamada de cashback e tem aberto possibilidades de contribuição para empreendedorismo de alto impacto social.

“Para nós é uma honra ver alunos do CEAP participando ativamente de eventos como este, que visam, sobretudo, desenvolver soluções financeiras sustentáveis, pensando na realidade brasileira”, avalia Carlos Henrique Lima, Diretor de Desenvolvimento Institucional do CEAP.

Na quinta-feira (03/08), os grupos foram à sede da VISA, na Vila Olímpia, em São Paulo, para apresentar os projetos a uma banca formada por diretores da Trigg, VISA, FGV e CEAP – os organizadores do evento. Cada grupo tinha 10 minutos para apresentar suas ideias e mais 5 para responder as perguntas da banca.

“A melhor parte é observar de perto como agem os profissionais dessa área no mercado de trabalho, que é o nosso objetivo”, conta Igor, aluno do CEAP, que ficou encantado com a oportunidade. Os alunos estrangeiros, formados majoritariamente por europeus, também viram a atividade como positiva.

“A parceria com o CEAP é excelente para os alunos estrangeiros conhecerem a realidade do Brasil e se aprofundar na cultura do nosso país”, diz Luis Henrique Pereira, Diretor Acadêmico do Cems Block Seminar e professor da FGV.

Sobre o CEAP
O CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, fundado em 1985 é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que funciona no modelo de uma escola profissionalizante gratuita, e oferece anualmente cursos técnicos, profissionalizantes e de complementação escolar, para 800 jovens entre 10 e 18 anos matriculados no ensino regular. Além da formação técnica-profissional, o CEAP preocupa-se com a Formação Humana dos atendidos. Desenvolvendo ao longo desses 32 anos uma metodologia educacional que engloba a educação personalizada e a participação da família no processo educativo dos jovens.

Atualmente, a organização possui uma área de 23 mil metros quadrados e está inserida em uma comunidade na zona sul de São Paulo, no bairro de Pedreira, que pertence ao distrito de Cidade Ademar. Este possui 249 mil habitantes e ocupa a 81º posição no IDH entre os 96 distritos da cidade de São Paulo, segundo o IBGE.

Ao longo da sua história o CEAP já atendeu mais 6.000 jovens e suas famílias. Toda a iniciativa desenvolvida tem como objetivo levar para os jovens beneficiados uma Educação Além da Educação.