CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP e IBM iniciam parceria institucional

No dia 21 de setembro, aconteceu um workshop entre profissionais da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e colaboradores e beneficiários do CEAP, instituição de ensino que oferece formação e qualificação profissional de forma gratuita para cerca de 950 jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A ação desenvolvida teve como objetivo estudar formas de implementação da tecnologia IBM nos cursos oferecidos pelo CEAP. A ideia foi projetar, através do método de design thinking, maneiras de aplicar a tecnologia desenvolvida pela multinacional no dia-a-dia dos jovens, professores e colaboradores.
Como era esperado, o workshop acabou gerando grandes ideias a serem aplicadas. Uma delas foi o Mini Camping, um evento gratuito, aberto ao público, que terá como objetivo apresentar as mais diversas utilidades que a Inteligência Artificial pode oferecer. O evento será desenvolvido tanto pelos professores, quanto pelos jovens do CEAP, criando condições para a pluralidade de projetos.
Outro tema muito discutido foi a aplicação do Watson na área pedagógica e administrativa do CEAP. O Watson é a plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios e é considerado uma das inteligências artificiais mais desenvolvidas do mundo. Alimentado pelas mais recentes inovações em machine learning, o Watson permite que você integre Inteligência Artificial a praticamente todos os processos da instituição.

Para finalizar da melhor forma possível, também foi discutido a aplicação do TJBot nas aulas de Tecnologia já oferecidas nos cursos do CEAP. O TJBot é um robô inteligente e open source da IBM que se utiliza da tecnologia Watson para se desenvolver. A ideia é que os próprios jovens atendidos pela instituição desenvolvam a parte cognitiva do robô. Desta forma, os jovens aprenderão nas diversas matérias que envolvem tecnologia, tais como programação e desenvolvimento de sistemas, de forma prática e com contato direto com o que há de mais novo nos dias de hoje. Em outras palavras, além de usar as linhas de programação já existentes e disponíveis na internet, os alunos poderão liberar sua criatividade e criar novas receitas para dar vida ao TJBot.

Muito obrigado pela confiança da IBM no trabalho desenvolvido pelo CEAP e na promoção de uma Educação Além da Educação.