CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP é eleito a melhor ONG de educação do Brasil

A melhor ONG de educação do Brasil. Esse foi o título concedido ao Centro Educacional Assistencial Profissionalizante (CEAP) durante o evento Melhores ONGs, realizado ontem (18/11) no teatro J.Safra, em São Paulo. A premiação elege as 100 melhores instituições do terceiro setor no Brasil. O objetivo é reconhecer as Organizações Não Governamentais que mais se destacam pela transparência e gestão em suas atuações. O Instituto Doar, a agência O Mundo Que Queremos e a Rede Filantropia são os organizadores do prêmio, que está em sua terceira edição e conta com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

A cerimônia foi criada para destacar a excelência do trabalho desenvolvido entre as mais de trezentas mil associações existentes no país. A principal finalidade é fornecer informações imparciais e precisa a doadores e voluntários, contribuindo na tomada de decisões na hora em que forem ajudar uma causa. Outra preocupação do prêmio é auxiliar para que as instituições estejam à altura dos padrões de qualidade quanto à gestão e à transparência, já que os recursos são resultantes de doações e patrocínios e se espera o melhor uso desse dinheiro.

Para o CEAP estar entre os 100 melhores, houve-se a necessidade de apresentar dados e documentos de uma série de processos desenvolvidos, como, por exemplo, se a entidade dispõe de planejamento operacional que contemple, ao menos o ano corrente; se a assembleia geral se reúne pelo menos uma vez por ano; se os nomes e cargos dos membros da diretoria e de conselhos da organização são publicados no site; se o plano de captação estabelece metas de arrecadação para cada uma das fontes de recursos; se publica relatórios anuais em seu site; entre tantos outros.

O reconhecimento deixa claro o trabalho digno e eficiente que o CEAP faz há muito tempo. São mais de 30 anos de propósito e valores sedimentados, transformados em empenho e dedicação para construir uma organização sólida e ao mesmo tempo catalisadora do desenvolvimento humano, acompanhando os desafios de seu tempo. A instituição já beneficiou mais de 7.000 jovens com base no seu modelo pedagógico diferenciado, formando cidadãos íntegros que transformam o mundo através do seu trabalho.

O prêmio evidencia que, no Brasil, existem muitas instituições éticas com princípios e preceitos focados no aprimoramento, fazendo muitas transformações e proporcionando que o terceiro setor seja reconhecido como um poderoso agente de mudanças positivas.